Emprego estável

EUA: Pedidos semanais de auxílio desemprego caem

Resultado reflete aquecimento da economia norte-americana

Fonte: Unsplash
Fonte: Unsplash

O número de norte-americanos que solicitaram auxílio-desemprego na semana encerrada em 21 de dezembro caiu para 219 mil, uma redução de 1 mil em relação à semana anterior, conforme dados ajustados sazonalmente divulgados pelo Departamento do Trabalho dos EUA nesta quinta-feira (26). 

Esse volume é consistente com o esfriamento do mercado de trabalho dos Estados Unidos. 

O número de pessoas que recebem benefícios após uma semana inicial de ajuda aumentou em 46 mil, totalizando 1,91 milhão na semana encerrada em 14 de dezembro, o maior nível desde novembro de 2021. 

Trump causa turbulência em cenário mundial

Faltando um mês para sua posse, o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, já está provocando turbulências significativas na política internacional. Como apurou o jornal valor econômico.

Suas ameaças de impor tarifas comerciais influenciaram diretamente a recente crise no gabinete canadense, colocando o primeiro-ministro Justin Trudeau em uma posição delicada. Na Europa, o temor de novas tarifas enfraqueceu ainda mais governos já instáveis, como os da Alemanha e da França.

No Canadá, as ameaças de Trump de impor tarifas sobre produtos como aço e alumínio contribuíram para uma crise política que resultou na renúncia de ministros-chave do governo Trudeau. Essa situação deixou o primeiro-ministro em uma posição vulnerável, com sua liderança sendo questionada tanto internamente quanto no cenário internacional.

Na Europa, a possibilidade de novas tarifas dos EUA sobre produtos europeus aumentou a pressão sobre governos já fragilizados. Na Alemanha, o governo do chanceler Olaf Scholz enfrenta desafios significativos, com a recente queda de sua coalizão governamental, criando um vácuo de liderança no continente. Na França, o presidente Emmanuel Macron lida com turbulências políticas internas que enfraquecem sua posição. 

Bolsas dos EUA fecham em alta, puxadas por setor de tecnologia

Os principais índices de ações das bolsas EUA fecharam em alta nesta terça-feira (24), véspera de Natal, puxados pelas megacaps (empresas de maior capitalização).

As altas dos índices acompanham o ritmo dos últimos fechamentos, com Dow Jones e Nasdaq avançando 0,9% e 1,4%, respectivamente. Ambos os índices registraram sua quarta alta consecutiva. O S&P 500 avançou 1,1%, encerrando sua terceira sessão de ganhos.