O último índice de geração de emprego no setor privado dos EUA registrou fechamento em 32 mil vagas durante o mês de setembro. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (1º) pela ADP (Automatic Data Processing). Segundo especialistas, a projeção era de cerca de 50 mil novos postos de trabalho.
O resultado representa a maior queda desde março de 2023. O índice da ADP costuma ser utilizado como uma prévia do relatório oficial de empregos, conhecido como “payroll”, que abrange os setores público e privado. No entanto, devido à paralisação do governo americano, o chamado “shutdown”, a publicação do relatório oficial está suspensa por tempo indeterminado.
Além do número abaixo do esperado em setembro, houve uma revisão nos dados de agosto, com o número de vagas criadas caindo de 54 mil para apenas 3 mil.
Desde abril, quando foram registradas 60 mil novas vagas, o mercado de trabalho dos EUA vinha mostrando sinais de desaceleração. A única exceção no período foi o mês de julho, que apresentou um salto pontual para 104 mil vagas. Em seguida, a tendência de queda se acentuou, culminando nos números atuais – os mais baixos em mais de um ano.