Em Utah

Morre influenciador trumpista Charlie Kirk após ser baleado nos EUA

Kirk estava participando de um evento na Universidade Utah Valley organizado pela Turning Point USA (TPUSA), sua entidade que defende os valores conservadores nas universidades

Charlie Kirk em foto de 2024. (Foto: CRISTOBAL HERRERA-ULASHKEVICH/EFE/ARQUIVO)
Charlie Kirk em foto de 2024. (Foto: CRISTOBAL HERRERA-ULASHKEVICH/EFE/ARQUIVO)

O influenciador de trumpista Charlie Kirk morreu nesta quarta-feira (10) após ser baleado durante um evento no estado de Utah (EUA), disse Donald Trump. Informações via CNN, Carta Capital e Veja.

“O grande e até lendário Charlie Kirk está morto. Ninguém entendia ou tinha o coração da juventude nos Estados Unidos da América melhor do que Charlie. Ele era amado e admirado por TODOS, principalmente por mim, e agora não está mais entre nós”, afirmou Trump em publicação na Truth Social.

“Melania e minhas condolências vão para sua linda esposa Erika e sua família. Charlie, nós amamos você!”, adicionou.

Kirk estava participando de um evento na Universidade Utah Valley organizado pela Turning Point USA (TPUSA), sua entidade que defende os valores conservadores nas universidades. Por volta das 13h (horário local), o influenciador discursava, quando um tiro foi disparado de um prédio do campus a cerca de 180 metros de onde ele estava.

A Utah Valley chegou a dizer que um suspeito foi preso, mas depois voltou atrás e afirmou que a pessoa não foi detida. O FBI está monitorando a cena do crime, disse o diretor da agência, Kash Patel.

“Nossos pensamentos estão com Charlie, seus entes queridos e todos os afetados. Agentes estarão no local rapidamente e o FBI apoia totalmente a resposta e a investigação em andamento”, disse Patel em uma publicação no X.

Pouco antes do ataque, Kirk postou sobre um evento na universidade. “A Universidade do Vale de Utah está animada e pronta para a primeira parada de volta da turnê de retorno americana”, escreveu Kirk em uma publicação no X.

Histórico de Kirk e mensagens de apoio do governo Trump

Charlie Kirk era dos mais proeminentes ativistas de direita e pró-Trump da mídia conservadora dos EUA. Entre as diversas declarações dadas desde o início da carreira na internet, Kirk:

  • Defendeu o porte de armas: “ Eu acho que vale a pena ter, infelizmente, algumas mortes por arma a cada ano, para que a gente tenha a Segunda Emenda para proteger os nossos direitos dados por Deus”;
  • Afirmou que Martin Luther King Jr. era uma “pessoa horrível” e disse apenas uma coisa boa: “ Enquanto ele estava vivo, a maioria das pessoas não gostavam dele. Agora, ele é a pessoa mais honrada,  venerada e até a pessoa mais divinizada do século 20”. 
  • Se opôs à quarentena durante a pandemia de Covid-19, defendeu que o uso de máscaras era dispensável, era contra a vacinação, e a favor da hidroxicloroquina, afirmando que tinha “100% de eficácia”

O presidente republicano lamentou o ocorrido nas redes sociais e pediu orações pelo influenciador. “Todos devemos orar por Charlie Kirk, que foi baleado. Um cara incrível dos pés à cabeça. Deus o abençoe”, publicou Donald Trump.

A Casa Branca também fez uma publicação pedindo orações por Kirk, assim como o vice-presidente J.D Vance: “Faça uma oração por Charlie Kirk, um cara genuinamente bom e um jovem pai”, disse

O governador de Utah, Spencer Cox, disse que foi informado pelas autoridades policiais sobre o caso.

“Os responsáveis ​​serão totalmente responsabilizados. A violência não tem lugar em nossa vida pública. Americanos de todas as convicções políticas devem se unir para condenar este ato. Nossas orações estão com Charlie, sua família e todos os afetados”, disse Cox.

Imagens do momento em que Charlie Kirk é atingido (Foto: Reprodução/Redes Sociais/Carta Capital)