O Israel executou um ataque contra o Irã na noite desta quinta-feira (16), de acordo com um oficial dos EUA e relatado pela mídia americana.
O jornal “The New York Times” divulgou que autoridades israelenses confirmaram a ofensiva sob anonimato, enquanto explosões foram relatadas perto de uma base militar.
No sábado (13), o Irã lançou mais de 300 mísseis e drones em um ataque sem precedentes contra Israel. Desde então, o governo israelense vinha avaliando uma possível resposta militar.
Entenda conflito
Segundo relatos da imprensa iraniana, três drones foram abatidos por volta das 21h30 (horário de Brasília) enquanto sobrevoavam a região de Isfahan, localizada a 450 km de Teerã e conhecida por suas instalações nucleares. Durante o incidente, o espaço aéreo foi temporariamente fechado e voos foram cancelados.
Uma autoridade iraniana confirmou que não houve registro de ataque com mísseis, acrescentando que o sistema de defesa aérea foi ativado para conter a ameaça.
Segundo essa autoridade, as explosões ouvidas na região foram resultado da atuação do sistema de defesa, e um militar iraniano afirmou que nenhum dano significativo foi causado. A mídia local também informou que as instalações nucleares do país permanecem intactas.
Apesar do ocorrido, um militar sênior ouvido pela agência Reuters afirmou que o Irã não planeja retaliar imediatamente contra Israel, destacando a falta de clareza sobre as circunstâncias do ataque.
“A origem estrangeira do incidente não foi confirmada. Não recebemos nenhum ataque externo, e a discussão parece mais uma infiltração do que um ataque”, disse a autoridade iraniana sob condição de anonimato.
Ataques diretos entre Israel e Irã teriam terminado, diz fonte
Uma fonte regional de inteligência, de acordo com uma autoridade dos EUA, sugeriu que os confrontos diretos entre Israel e Irã estavam chegando ao fim.
4No entanto, fontes americanas confirmaram um ataque israelense na província de Isfahan, situada a aproximadamente 350 quilômetros de Teerã. O sistema de defesa iraniano foi acionado para abater três supostos drones israelenses.
A fonte, que preferiu permanecer anônima, revelou à CNN detalhes do incidente, horas após o relato inicial da rede sobre os ataques. A fonte indicou que, até o momento, não havia expectativa de uma retaliação imediata do Irã, mas não descartou essa possibilidade.
Enquanto isso, autoridades do governo iraniano têm tentado minimizar o impacto do ataque ocorrido nesta sexta-feira (19).