O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) esteve presente em Santiago, no Chile, para uma reunião com os líderes do país, da Espanha, Colômbia e Uruguai sobre a defesa da democracia. Lula defendeu nesta segunda-feira (21) a necessidade de regulamentar as redes sociais e a criação de uma governança digital global.
Além disso, o presidente da República criticou o que chamou de uma tentativa do “extremismo” de reeditar práticas intervencionistas.
“Conversamos sobre o fortalecimento das instituições democráticas e do multilateralismo em face dos sucessivos ataques que vêm sofrendo”, disse Lula em declaração.
Encontro
A reunião dos líderes é preparatória para a segunda Cúpula da Democracia que os governos de Brasil e Espanha, agora somados ao Chile, organizem para setembro em Nova York, durante a Assembleia Geral das Nações Unidas.
De acordo com o presidente chileno, Gabriel Boric, para esse ano foram convidados e teriam confirmado presença líderes de México, Honduras, Inglaterra, Canadá, Austrália, África do Sul e Dinamarca.
“Neste momento em que o extremismo tenta reeditar práticas intervencionistas, precisamos atuar juntos”, afirmou Lula na declaração.
Governo se reúne com big techs e Visa para debater tarifaço
O governo federal se reúne, nesta segunda-feira (21), com empresas americanas do setor da tecnologia para tratar da tarifa de 50% anunciada por Donald Trump sobre a importação de produtos brasileiros.
A reunião acontece no contexto do comitê interministerial criado pelo governo para formular a resposta brasileira à tarifa.
O encontro, que teve início às 12h, é comandado pelo presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin. Participam da reunião representantes de gigantes do setor, como a Apple, Visa, Meta e Google.
Veja a lista de participantes do setor privado:
- Nuno Lopes Alves, diretor-geral da Visa;
- Gustavo Lage Norman, vice-presidente de Assuntos Governamentais da Visa;
- Márcia Miya, Government Affairs Manager da Apple;
- Gustavo Dias, head jurídico e de Relações Institucionais da América Latina;
- Yana Dumaresq, diretora de Políticas Públicas da Meta;
- Daniel Arbix, diretor jurídico do Google;
O encontro segmenta o início da segunda semana de reuniões do comitê, que iniciou na última terça-feira (15), rodadas de conversas com o setor privado.
A ideia do Planalto é aproveitar a interlocução e o acesso dos empresários ao mercado dos EUA para alinhar o discurso entre os setores público e privado e definir a melhor estratégia de negociação.