Azerbaijão

Presidente acusa Rússia de esconder causas de acidente

Aliyev solicitou um pedido de desculpas público de Moscou

Avião embraer caiu
Foto: Reprodução/X

O presidente do Azerbaijão, Ilham Aliyev, acusou a Rússia de tentar esconder as causas do acidente aéreo com 38 vítimas envolvendo avião da Azerbaijan Airlines fabricado pela Embraer. De acordo com Aliyev, Moscou teria tentado encobrir que o avião, que caiu no Cazaquistão na quarta-feira (25), foi atingido por disparos russos.

Com isso, o presidente solicitou um pedido de desculpas público da Rússia. De acordo com ele, as diferentes explicações apresentadas por Moscou após o acidente “mostram claramente que o lado russo queria encobrir o assunto”.

“Admitir a culpa, pedir desculpas a tempo ao Azerbaijão, que é considerado um país amigo, e informar o público sobre isso, são todas as medidas e passos que deveriam ter sido tomados”, disse Aliyev, na televisão nacional, como informou a agência de notícias “Azertag”.

Presidente da Rússia admite que sistema antiaéreo estava ativo quando avião caiu no Azerbaijão

O presidente da RússiaVladimir Putin, admitiu neste sábado (28) que a defesa aérea russa estava ativa na quarta-feira (25), quando um avião do Azerbaijão tentou pousar — a aeronave caiu pouco depois no Cazaquistão.

Putin classificou o caso como um “trágico incidente” e destacou, em uma conversa telefônica com o presidente do Azerbaijão, Ilham Aliev, que “o avião comercial do Azerbaijão tentou repetidamente aterrissar no aeroporto de Grozny. Ao mesmo tempo, Grozny, Mozdok e Vladikavkaz foram atacados por drones de combate ucranianos, e as defesas russas repeliram esses ataques”. As informações foram obtidas pelo Valor.

O presidente russo não indicou se o avião foi atingido por mísseis do país.

O responsável pela aviação civil da Rússia afirmou que o avião da Azerbaijan Airlines tentou pousar em Grozny, capital da Chechênia, durante um ataque de drones ucranianos.

Até este sábado, oficialmente, o Kremlin afirmou que aguardaria o fim da investigação para se pronunciar sobre o assunto, após os relatos de que a aeronave poderia ter sido atingida por mísseis de defesa russos.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile