Donald Trump, presidente dos EUA, anunciou nesta segunda-feira (29) a imposição de sobretaxas de 100% a todos os filmes produzidos fora do território americano.
“Nosso negócio de fazer cinema foi roubado dos Estados Unidos da América pelos outros países, como estivessem roubando ‘doce de um bebê’”, escreveu Trump em post na plataforma Truth Social. Ele continua: “Estarei impondo uma tarifa de 100% sobre todos os filmes feitos fora dos Estados Unidos.”
Esta não é a primeira vez que o presidente republicano tocou no tema. Em maio, Trump já havia ameaçado tarifas sobre filmes estrangeiros e sobre filmes americanos rodados fora do país. Assim como da última vez, o anúncio oferece poucos detalhes.
Em maio, a definição vaga de “filmes estrangeiros” gerou confusão na indústria, uma vez que o alvo principal do presidente americano seriam os filmes de Hollywood que buscam filmagens fora dos EUA à procura de incentivos fiscais.
Na imprensa americana a medida vem sendo vista também como um confronto direto entre Trump e o governador do Estado da Califórnia.