Negociação frustrada

Venda do TikTok foi barrada por China, afirma Trump

Em entrevistas a jornalistas no AirForce One, Trump alegou a interferência de Pequim na negociação

Fonte: @TheWhiteHouse/Fotos Públicas
Fonte: @TheWhiteHouse/Fotos Públicas

O presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou neste domingo (06) que a China barrou um acordo para vender o Tik Tok devido a imposição das tarifas de seu governo.  Segundo a ByteDance, controladora do aplicativo, as negociações com os EUA permanecem, mas com questões chaves a serem resolvidas.

Em entrevistas a jornalistas no AirForce One, Trump alegou a interferência de Pequim na negociação: “Tínhamos um acordo, mais ou menos para o TikTok, não um acordo, mas bastante próximo, e depois a China mudou o acordo devido às tarifas. Se eu desse um pequeno desconto nas tarifas, aprovariam esse acordo em 15 minutos”.

Na semana passada, Trump anunciou uma tarifa de 34% sobre todas as importações chinesas. Um dia após a decisão, o mandatário decidiu prorrogar a o funcionamento do aplicativo no país por mais 75 dias para que a plataforma encontre um comprador fora da china, com risco de banimento ao final do prazo.

Como apurou o portal InfoMoney, em nota, a empresa reforçou que “nenhum acordo foi assinado” e que qualquer movimentação estará sob jurisdição da lei chinesa. O TikTok possui mais de 170 milhões de usuários no mercado americano e é alvo de uma lei aprovada no senado dos EUA que exige a separação da ferramenta de sua plataforma.

Trump estende prazo para venda do TikTok em 75 dias

O presidente dos EUADonald Trump, estendeu em 75 dias o prazo para que a chinesa ByteDance venda as operações do TikTok nos EUA, com foco em negociar tarifas com a China.

Trump mencionou “progresso tremendo” nas negociações em andamento, mas observou que mais trabalho seria necessário para assegurar todas as aprovações exigidas.

Em seu anúncio, o presidente expressou entusiasmo em continuar trabalhando com o TikTok e a China para fechar o acordo. Ele também enfatizou seu desejo de impedir que o aplicativo popular fique offline, afirmando que não queria que o TikTok “ficasse no escuro”, como informou o Investing.