3R Petroleum (RRRP3) se pronuncia sobre compra de put de conselheiro

Empresa mostrou cronologia dos acontecimentos, sem detalhar explicações; na véspera, ação caiu 15,7% com anúncio de aumento de capital

A 3R Petroleum (RRRP3) divulgou um comunicado à CVM (Comissão de Valores Mobiliários) se pronunciando sobre a notícia veiculada pelo “Brazil Journal” sobre compra de put, opção de venda, que aposta na queda da ação, por parte de um dos conselheiros da empresa, antes do anúncio de aumento de capital de até R$ 900 milhões. Na véspera, a ação caiu 15,70%. 

Conforme a matéria, um conselheiro da 3R comprou puts da companhia ao longo de março, levantando questionamentos no mercado sobre se a movimentação teria relação com o follow-on do dia anterior. A informação consta no formulário mensal que as empresas enviam à CVM ao final de cada mês com a posição consolidada dos membros do conselho e da diretoria.

Em fevereiro, os conselheiros detinham coletivamente 4,3 milhões de ações e 1,6 milhão de calls (opções de compra). Já no mês seguinte, a posição à vista se manteve praticamente a mesma, entretanto, as calls passaram para uma posição negativa de 500 mil, e os conselheiros ainda compraram 2,5 milhões de puts.

Segundo o jornal, a operação teria sido feita por Richard Gerdau Johannpeter, um dos representantes da família Gerdau (GGBR4) no conselho. A operação “não teve nenhuma relação com o follow-on” e foi feita no início do mês passado porque Richard estava preocupado com o imposto sobre a exportação de petróleo, informa a publicação.

A 3R destacou em comunicado que, em 6 de abril de 2023, membros da administração encaminharam à companhia o formulário mensal de movimentações de valores mobiliários, referente às transações com ativos realizados ao longo do mês de março.

A movimentação do conselheiro levantou questionamentos sobre negociações com ações na pessoa física por parte de conselheiros que têm acesso a informações materiais e privilegiadas, finalizou o Brazil Journal.

O anúncio do aumento de capital da 3R recebeu muitas críticas por parte dos analistas, devido às preocupações dos investidores sobre o desconto em relação ao preço e ao momento da operação. Muitos destacam que o balanço da empresa já estava pronto para a aquisição do poço de Potiguar.

3R Petroleum (RRRP3) anuncia novo CEO e mudanças na diretoria

A 3R Petroleum (RRRP3) anunciou no início deste ano a troca do CEO (diretor executivo), com objetivo de reestruturar sua diretoria. Com a renovação, a companhia passa a contar com três diretorias executivas, que serão constituídas por CEO, diretor de exploração e produção e diretor financeiro e de relações com investidores.

A petroleira nomeou Matheus Dias para assumir imediatamente o cargo de CEO da companhia, anteriormente ocupado por Roberto Savini desde agosto de 2019.

Para o cargo de diretor executivo de Exploração e Produção, a 3R Petroleum escolheu Maurício Diniz, que passará a ser responsável pelas áreas de Operações Onshore e Offshore, Geologia e Geofísica, Reservatórios, Facilities e Poços.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile