Alfredo Setubal, Diretor-Presidente e Diretor de Relações com Investidores da Itaúsa, e Paulo Rogério Caffarelli, CEO do Banco BBC Digital, empresa do Grupo Simpar, ministraram o segundo painel sobre a “Gestão da comunicação em empresas com múltiplas áreas de RI” no 24º Encontro Internacional de RI e Mercado de Capitais.
Setubal abriu o painel destacando que uma holding é muito diferente de uma empresa operacional, que detém uma dinâmica bastante diferenciada.
Caffarelli, por sua vez, afirmou que na sua visão, a holding no aspecto da governança é a guardiã dos valores e da cultura da empresa. “A orquestração vem das Relações com Investidores da holding, com um devido cuidado de preservar a independência da empresa participada, principalmente se é uma empresa de capital aberto”, explicou Caffarelli.
“Chamo de orquestração porque a holding precisa de uma disciplina para isso, uma comunicação firme entre as empresas”, destacou o CEO da empresa do Grupo da Simpar.
Métodos utilizados pelas Holdings
Nesse sentido, Setubal destacou que quando olhamos para os mercados internacionais, existem holding no mundo, no entanto, esse modelo de holding não é super usual, não tem uma verdade absoluta nesse assunto, depende do ambiente que você está inserido.
“No caso da Itaúsa, temos 930 mil acionistas na média, que são pessoas físicas, que compraram suas ações”, afirmou, que acrescentou que “temos muito respeito aos acionistas minoritários, em termos de governança, transparência e educação”.
Desse modo, o diretor do Itaúsa comentou que muitos desses investidores não entendem o que é uma holding. Sendo assim, a Itaúsa faz um trabalho muito didático de explicar como funciona, explicou. “Temos uma demanda de Pessoa Física muito relevante, buscamos o sistema educacional através das redes sociais educativo e didático”, explicou.
24º Encontro de Relações com Investidores e Mercado de Capitais
O IBRI (Instituto Brasileiro de Relações com Investidores) e a ABRASCA (Associação Brasileira das Companhias Abertas) promovem um evento sobre Relações com Investidores e Mercado de Capitais, nesta segunda-feira (26) e terça-feira (27).
O evento trará pautas como as ações da CVM para 2023 e 2024; a gestão da Comunicação em empresas com múltiplas áreas de RI; o que o investidor espera do RI; a Comunicação em situações de crise; ESG – Evolução e Regulamentação; tendências globais para um RI Digital; além da divulgação da Pesquisa IBRI Deloitte sobre “Evolução da agenda ESG: o valor das ações de responsabilidade no mercado de capitais”.