Evento em SP

ABAI: Superintendente exalta importância do Finance Day

O Finance Day é realizado pelo BP Money em conjunto com a ABAI e ocorrerá na próxima semana. O evento conta com o apoio da Manatí Capital e do Banco Master.

Francisco Amarante, da ABAI
Francisco Amarante, da ABAI / Divulgação

O superintendente da ABAI (Associação Brasileira de Assessores de Investimentos), Francisco Amarante, comentou neste sábado (11) sobre o Finance Day, evento que ocorrerá na próxima quarta-feira (15), realizado pela instituição em parceria com o BP Money.

Segundo ele, é de extrema relevância reunir os profissionais da área, considerando que há uma década ele vem “se destacando no fomento do mercado de capitais”.

O evento conta com o apoio da Manatí Capital, da Occam e do Banco Master.

Desta forma, o encontro receberá 60 empresários, assessores de investimentos e formadores de opinião. Além disso, o debate será entorno do tema “O panorama do crédito na economia e no mercado imobiliário. O mercado de capitais é a solução?”.

Para Francisco Amarante, o mercado de crédito imobiliário é muito “incipiente”.

“Hoje, a relação de crédito imobiliário versus o PIB fica por volta de 9% a 10%. Se comparada com outros mercados, como o mercado americano, a Espanha, o Reino Unido e a Holanda, esse número supera os 60%,” disse Amarante.

Nesse sentido, ele pontua que atualmente o país ainda tem uma forte dependência do recurso público para esse tipo de fomento. Adicionalmente, ele declarou que com a entrada da iniciativa privada e de outros instrumentos do setor privado, podemos dar suporte para melhorar esse cenário.

Superintendente diz que fundos tradicionais de financiamento estão “perdendo importância”

Em relação ao contexto atual da economia nacional e ao poder de compra da população, o superintendente apontou que “fontes tradicionais de financiamento, como poupança e fundo de garantia, vão perdendo cada vez mais importância”.

Amarante justificou a afirmativa se baseando no fato de que houve um grande volume de resgate em poupanças na última década. Nesse mesmo sentido, entram os fatores que afetam o crédito imobiliário, ele destacou os juros altos.

“São Paulo, por exemplo, está estagnado há uns dois anos, com o nível de juros dessa forma. Por quê? Porque quem precisa de financiamento, justamente, é aquela pessoa que tem menos posse. Então, os juros acabam penalizando e acabam estimulando ele a pegar esse crédito”.

Finance Day anima ABAI; Amarante fala sobre parceria com BP Money

O Finance Day marcará o início de uma parceria entre o BP Money e a ABAI, na qual se iniciará uma série de eventos e encontros voltados para a capacitação e debates de importantes temas do mundo da assessoria de investimentos.

Em entrevista ao BP Money, Francisco Amarante destacou a importância da parceria. Visto que as realizações da organização têm crescido e a visibilidade e a força do BP Money, especialmente na região Nordeste, podem dar ainda mais impulso.

“Por incrível que pareça, por mais que a gente tenha mais de 160 escritórios associados que devem ter cerca de 10 mil assessores dentro deles, ainda tem muito assessor que não conhece a gente ou que não sabe o trabalho que a gente faz”, comentou o superintendente.