Abertura: Ibovespa instável tenta acompanhar bolsas externas

O dólar subia 0,38%, a R$ 5,66.

Às 10h20 (horário de Brasília) o Ibovespa iniciava a última sessão desta semana com leve alta de 0,02%, aos 105.579 pontos. O dólar subia 0,38%, a R$ 5,66.

Os investidores acompanharam a publicação da taxa de desemprego no Brasil, que recuou para 12,1% no trimestre encerrado em outubro de 2021,  divulgada nesta terça-feira (28) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

No cenário externo, as atenções se voltaram para o índice norte-americano de atividade empresarial, levantamento feito pelo Federal Reserve da cidade Dallas no Texas, que revelou uma leve queda no indicador. Além dos novos dados econômicos do Japão: sobre a produção industrial que alcançou uma alta de 7,2%, e a taxa de desemprego japonesa que registrou pela primeira vez no semestre uma alta de 0,1 ponto percentual no índice de novembro.

A sessão desta terça-feira (28) se iniciou com as negociações das bolsas norte-americanas em alta. Os futuros índices de ações dos Estados Unidos iniciaram o pregão positivamente, impulsionados pelo fechamento no azul em Wall Street na volta do feriado de Natal. 

Às 10h, as ações Units da Getnet (GETT11) se destacavam com maiores ganhos do pregão, atingindo alta de +3.47%. Entre as ações ordinárias,os papéis da Petrorio (PRIO3) se destacavam atingindo avanço de +2.03%.

O Índice de Fundos Imobiliários da B3 (IFIX) abria com alta de 0.21%, aos 2.750 pontos. Nesta manhã, o fundo SPTW11 liderava os ganhos do indicador, com avanço de +3.23%. Entre os destaques negativos, o fundo TRXF11 liderava as perdas, com queda de 0.01%.

Pré-abertura da Bolsa

Nesta manhã, as bolsas mundiais operam em alta. As negociações das bolsas norte-americanas tiveram os futuros índices de ações iniciando o pregão positivamente, impulsionados pelo fechamento no azul em Wall Street na volta do feriado de Natal. 

Confira a pré-abertura da Bolsa aqui.