Abertura: Ibovespa recua 0,39%, mas mantém 105 mil pontos

O dólar avançava  0,24%, a R$ 5,54.

O principal índice da bolsa de valores brasileira iniciou o pregão desta quinta-feira (13) com recuo de 0,39% aos 105.269 pontos. O dólar avançava  0,24%, a R$ 5,54.

A desaceleração do Ibovespa veio após a bolsa acumular dois dias no azul, em dia morno no exterior. Apesar da queda, o índice mantém os 105 mil pontos recuperados no pregão anterior.

O mercado acompanhou a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira (13), no qual aponta um crescimento de 2,4% no volume de serviços em novembro frente a outubro, já na comparação anual, o resultado é de alta de 10%.

Os números vieram bem acima do esperado, a projeção do consenso Refinitiv era de alta de 0,2% na base mensal e de 6,5% na comparação anual.

Já na agenda econômica americana, estão no radar o Índice de Preços ao Produtor, IPP, de dezembro. A expectativa é de inflação de 0,40%. Além disso, será informado o núcleo do IPP, que exclui alimentos e energia.

Destaca-se também a participação da diretora do Federal Reserve, banco central americano, e futura vice-presidente do órgão, Lael Brainard, em audiência no Senado.

Os papéis do Iguatemi (IGTI11), Magazine Luiza (MGLU3) e Multiplan (MULT3) lideraram o início da sessão com altas de 8,315, 7,50% e 6,54% respecivamete.

O destaque negativo para o início do pregão desta quinta-feira (13) foi para as ações da Locaweb (LWSA3) registrando um recuo de 1,40%, estendendo suas perdas da sessão do dia anterior.

No radar corporativo nacional, fica em relevo a nova aquisição da CPG, a Force Vigilância, que foi adquirida através de uma de suas controladas. Já o Banco Pan anunciou a conclusão da compra de 80% das quotas da Mobiauto Edição de Anúncios Online.

O Índice de Fundos de Investimentos Imobiliários (IFIX) da B3 iniciou o dia com leve alta de 0.08%, aos 2.767 pontos.

Os ativos com melhores desempenhos no comço da sessão foram os SADI11, CPFF11 e SNFF11, com ganhos de 1,15%, 0,45% e 0,32%, respectivamente.

Enquanto o destaque dos ativos com baixas foram para VTLT11, RBFF11 e SPTW11 que registraram perdas de 1,80%, 1,61% e 1,61% respectivamente.

Pré-abertura da Bolsa
Na sessão desta quinta-feira (13) as atenções estão voltadas para os dados de inflação ao produtor nos Estado unidos, além dos pedidos semanais de seguro-desemprego no país. Além disso, na agenda doméstica, saem os números do setor de serviços relativos a novembro.

Os índices futuros norte-americanos oscilam nesta manhã com tendência a queda , após uma sequência de avanços em meio a atualizações sobre a política monetária estadunidense.
 

Confira a pré-abertura do mercado aqui.