Início em 2027

Acelen: projeto de biorrefinaria na BA atrai investidores além da Petrobras (PETR4)

Sobre o interesse da estatal na refinaria de petróleo da Acelen na Bahia, Mendonça disse que "a bola está com eles”

Acelen
Foto: Divulgação

O projeto de biorrefinaria da Acelen no estado da Bahia atrai o interesse de outros investidores, além da Petrobras (PETR4), disse o CEO da empresa de energia, Luiz de Mendonça, nesta quarta-feira (19) à Reuters.

Segundo ele, o projeto está dentro do prazo e deve entrar em operação entre o final de 2026 e início de 2027. Mendonça destacou que companhia está finalizando o projeto de engenharia e conversando com investidores.

Questionado sobre uma anunciada eventual parceria com a Petrobras (PETR4), ele evitou entrar em detalhes.

“Não posso comentar o interesse da Petrobras no projeto, da minha perspectiva as diligências estão sendo feitas, os times estão conversando, mas não posso comentar”, afirmou.

Sobre o interesse da estatal na refinaria de petróleo da Acelen na Bahia, Mendonça disse que a companhia já recebeu todas as informações. “A bola está com eles”, destacou.

Acelen: Refinaria de Mataripe bate novos recordes de produção

Refinaria de Mataripe, sob a gestão da Acelen, conquistou novos recordes de produção de gasolina, diesel, querosene de aviação (QAV) e n-parafina, em maio. Foram produzidos 322 milhões de litros gasolina, um aumento de 15% comparado ao mês de março de 2023, quando registrou 280 milhões de litros.

A produção de diesel da Refinaria de Mataripe também apresentou novo recorde de 444 milhões de litros, um crescimento de 2% em relação a outubro do ano passado de 436 milhões de litros.

Outros produtos, n-parafina e combustível de aviação (QAV), bateram recordes com 500 milhões de litros, isto é, aumento de 2% comparado a novembro de 2023, quando produziu 489 milhões de litros.

Os investimentos de mais de R$ 2 bilhões na revitalização e recuperação da refinaria contribuem para os resultados de produção do parque industrial, que passou pelo maior programa de modernização da sua história, com foco na segurança, na eficiência, na redução da pegada ambiental das operações e na sua automação, com a transformação digital.

Desde 2021, a Acelen introduziu inovações tecnológicas aplicadas à Automação e Indústria 4.0, capazes de acelerar a produtividade e reduzir o impacto ambiental da Refinaria de Mataripe.