Mercado

Ações com melhor desempenho em 2023; veja lista

As ações que lideraram as maiores altas ao longo de 2023 não estavam restritas a um único setor

Em um cenário global repleto de desafios, o mercado de ações enfrentou um período incerto devido a eventos como a postura restritiva nos Estados Unidos, a tensão geopolítica e o ritmo econômico mais tímido na China. No Brasil, particularmente, as dúvidas em torno do primeiro ano da gestão de Lula adicionaram um tom de cautela às expectativas em relação à recuperação da bolsa.

No entanto, a segunda metade do ano trouxe uma mudança de perspectiva com o esclarecimento das incertezas políticas no país e os sinais do Federal Reserve (o banco central dos EUA) indicando uma possível desaceleração do aperto monetário e a elevação das taxas de juros, incentivando o influxo de investimentos para o mercado nacional de riscos. O resultado disso foi o fechamento do Ibovespa em 134.185 pontos, acumulando um avanço de 22,17%, a maior valorização observada desde 2019.

No contexto desse movimento, as ações que lideraram as maiores altas ao longo de 2023 não estavam restritas a um único setor, demonstrando a diversificação das carteiras de investimento. Destacam-se, entre as maiores valorizações, empresas do setor educacional, como Yduqs e Cogna, e do segmento de commodities, a exemplo da CSN Mineração e Petrobras, esta última sendo a maior empresa do país em valor de mercado.

É importante notar que, com exceção da Petrobras, os papéis que figuraram entre as maiores altas de 2023 não estavam presentes no mesmo ranking de 2022, sinalizando uma mudança no panorama e nas tendências de investimento ao longo do ano.

Ibovespa

Melhor desempenho no ano de 2023

AçõesCódigoVariação %
Yduqs Part. ONYDUQ3123,19
CSN Mineração ONCMIN3118,84
Ultrapar ONUGPA3114,66
Petrobras PNPETR494,44
Cyrela Realty ONCYRE393,51
Banco do Brasil ONBBAS373,92
Petrobras ONPETR373,76
IRB Brasil ONIRBR371,71
BRF ONBRFS366,79
Cogna ONCOGN364,62
Fontes: B3 e Valor Data. Elaboração: Valor Data

Ibovespa surpreende, supera desconfianças e bate recorde em 2023

O desempenho do Ibovespa, principal índice acionário brasileiro, surpreendeu em 2023. Em um ano marcado pela volatilidade do mercado, a bolsa superou desconfianças e bateu recordes seguidos nos últimos pregões do período.

De janeiro a dezembro, o Ibovespa acumulou alta de mais de 22%, a maior desde 2019, último período antes da pandemia da Covid-19. Na sessão derradeira do ano, na quinta-feira (28), a bolsa fechou em queda de 0,01%, aos 134.185 pontos, a maior pontuação em termos nominais (sem considerar a inflação) já observada na história do indicador.

O percurso percorrido para culminar nos números positivos ao final de 2023 foi árduo, especialmente no primeiro semestre. Ainda no final de 2022, quando Fernando Haddad foi confirmado como ministro da Fazenda, o ceticismo tomou conta do mercado e a preocupação com o fiscal não saia da cabeça dos investidores.

Aliado a isso, uma bomba de proporção catastrófica explodiu com o anúncio do rombo fiscal bilionário da Americanas (AMER3). Ainda no cenário interno, na primeira metade do ano o BC (Banco Central) não dava sinais claros de redução na taxa de juros. Veja análise completa.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile