A bolsa brasileira começou a quarta-feira (29) sem tantos resultados positivos, mas algumas companhias conseguiram se manter em alta consistente na última semana de 2021.
As ações da 3R Petroleum (RRRP3) e da Positivo (POSI3) estavam entre as empresas que conseguiram se manter em alta consistente após os papéis de ambas serem incluídos na última prévia do Ibovespa, válida para os meses de janeiro a abril de 2022.
Por volta das 12h35 (no horário de Brasília), os papéis da 3R Petroleum subiam 2,74%, negociados a R$ 32,95. Esse é o terceiro dia positivo seguido para as ações da companhia.
Enquanto os da Positivo, que já haviam figurado em prévias anteriores do Ibovespa, avançam 5,22% no mesmo horário, cotados a R$ 11,08.
O principal índice da Bolsa é formado por aquelas ações com maior volume de negócios e valor de mercado. A cada quatro meses, a carteira passa por um rebalanceamento. Essa alteração possibilita a entrada de novas ações no portfólio, assim como a saída daquelas que não se enquadram mais nos critérios do indicador.
Com a entrada da petroleira, a partir da próxima semana, o Ibovespa passará a contar com 93 ações, e não mais 92, como é hoje. A 3R Petroleum abriu o capital na B3 em novembro de 2021. A companhia trabalha com campos de petróleo maduros e vem participando dos processos de venda de ativos da Petrobras.
Por outro lado, a Positivo tem mais tempo de estrada na bolsa e é um dos destaques do ano na B3. A empresa de tecnologia anunciou nesta semana a vitória na licitação para o fornecimento de urnas eletrônicas para o TSE.