A Embraer anunciou que suas subsidiárias Eve e a Embraer AIrcraft Holding (EAH) firmaram acordo para união com a Zanite Acquisition, uma empresa “cheque em branco”, companhia com propósito especial de aquisição (SPAC em inglês). Após a celebração da fusão nesta terça-feira (21), as ações da Embraer dispararam 15,02%, por volta das 10h40, liderando os ganhos do Ibovespa.
A combinação será concretizada por meio de uma permuta de units da Eve, que são detidas pela EAH, por ações ordinárias da Zanite. Após consumada a permuta, a Zanite deterá 100% das ações da Eve e a Zanite mudará sua denominação para EVE Holding.
No contexto da combinação, a companhia também celebrou contratos para fornecimento de produtos, matérias-primas e serviços para a Eve, já vigentes, e que terão continuidade após a implementação da combinação.
A EAH passará a deter 237,5 milhões de ações ordinárias da Nova Eve, representativas de aproximadamente 82% do total de ações ordinárias da Nova Eve. A EAH receberá 220 milhões de ações ordinárias em permuta por units da Eve e 17,5 milhões de ações contra contribuição pela EAH de US$ 175 milhões em dinheiro.
As demais ações ordinárias serão detidas pelos acionistas de mercado da Zanite, pelo patrocinador da companhia e certos investidores que celebrem contratos de subscrição para adquirir ações ordinárias da Zanite no fechamento da combinação.