Ações europeias fecham em máxima recorde

Por outro lado, ações do mercado de tecnologia caíram com temores de que a elevação da competitividade.

O mercado acionário europeu obteve uma máxima recorde no fechamento desta quarta-feira (10) após altos resultados dos setores de mídia e energia. Por outro lado, ações do mercado de tecnologia caíram com temores de que a elevação da competitividade pese sobre papéis das empresas de serviço de entregas de alimentos de entrega de comida online.

Com destaque entre as maiores altas nas ações de mídia e energia elevou os papéis da emissora britânica ITV em 15,1%, após divulgar receita recorde com propagandas este ano.

Os papéis da empresa de serviço de entregas de alimentos online HelloFresh e Just Eat Takeaway.com registraram queda de 0,4% e 3,3% respectivamente, após pronunciamento da norte-americana DoorDash alegando que pretende adquirir a rival finlandesa Wolt Enterprises em acordo avaliado em cerca de US$ 7 bilhões.

Enquanto isso, as ações do setor de tecnologia registraram as maiores quedas, com tombo de 1,3%. A recuperação nas vendas e extrapolação das expectativas sobres seus resultados trimestrais não foram o suficiente para segurar o patamar dos papéis da fabricante de semicondutores Infineon que apresentou uma queda de 1,2%, reflexo da contínua preocupação dos investidores com o atual cenário de escassez global de chips.

O índice FTSEurofirst 300 subiu 0,27%, a 1.872 pontos, enquanto o índice pan-europeu STOXX 600 ganhou 0,22%, a 484 pontos.

O índice Financial Times, de Londres, avançou 0,91%, a 7.340 pontos; já em Frankfurt, o índice DAX subiu 0,17%, a 16.067 pontos; enquanto o índice CAC-40, de Paris, ganhou 0,03%, a 7.045 pontos; por fim, em Milão, o índice Ftse/Mib registorou uma valorização de 0,44%, a 27.561 pontos.