O mercado de ações europeu registrou o seu melhor desempenho semanal em sete meses nesta sexta-feira (15). O início acima das expectativas da temporada de balanços corporativos colaborou para aliviar as preocupações dos investidores em relação à alta da inflação e a crise energética do continente.
Representando cerca de 90% das empresas europeias, o índice STOXX 600 subiu 0,7% no pregão desta sexta, alcançando o maior valor deste mês, e ganhou 2,6% na semana, após forte recuperação no apetite por risco nas duas últimas sessões.
O setor bancário deu o maior impulso ao índice, com alta de 1,8%, após resultados trimestrais dos maiores bancos de Wall Street acima das expectativas, na esteira da recuperação econômica e de forte atividade de acordos.
Os bancos europeus passaram a operar acima de níveis pré-pandemia nesta sexta. Os índices para os setores de varejo, petróleo e gás e viagens aumentaram entre 1,6% e 2% no encerramento do pregão.
A temporada de balanços na Europa acelera nas próximas semanas, com analistas esperando um salto de quase 47% nos lucros do terceiro trimestre para as empresas listadas no STOXX 600, de acordo com a Refinitiv. A estimativa é que as empresas industriais e de energia forneçam o maior impulso ao desempenho dos resultados.