O cenário econômico da Rússia está cada vez mais turbulento a cada dia em que o conflito com a Ucrânia se intensifica. Com a Rússia mantendo sua bolsa de valores local fechada pelo segundo dia, as ações listadas no exterior de empresas russas despencaram novamente na terça-feira (1º).
O indicador Dow Jones Rússia GDR, que acompanha 11 das maiores empresas russas listadas em Londres, chegou a cair mais de 80% nesta quarta-feira (2), acumulando perda de 98% desde 16 de fevereiro.
O índice Dow Jones Rússia GDR, que acompanha as empresas russas negociadas em Londres, acumulou uma queda de 98% durante as duas últimas semanas. A queda eliminou US$ 572 bilhões do valor de mercado de 23 ações, incluindo Gazprom, Sberbank da Rússia e Rosneft, segundo cálculos da Bloomberg.
Investidores estrangeiros estão efetivamente presos às suas carteiras em ações russas e títulos denominados em rublos – moeda local que desabou com a intensificação da guerra econômica – depois que o banco central da Rússia suspendeu temporariamente os pagamentos e os principais sistemas de liquidação no exterior pararam de aceitar ativos russos.
A potente queda das ações russas no mercado estrangeiro podem ser entendidas como um termômetro para medir como elas devem reagir às sanções quando o comércio local reabrir. Os recibos de ações da gigante estatal do gás Gazprom caíram 71,32% em Londres, enquanto o maior credor do país, o Sberbank, perdeu até 80,10%. As ações despencaram 53% e 74%, respectivamente, na segunda-feira (28/2).