Foto: Gol/Divulgação
Foto: Gol/Divulgação

A Gol Linhas Aéreas Inteligentes (GOLL54) informou no fim da noite da última segunda-feira (13) que será incorporada pela sua subsidiária Gol Linhas Aéreas, em operação que também engloba a Gol Investment Brasil. O anúncio da companhia acontece no mesmo momento em que o Banco Pan (BPAN4) divulgou que deve passar o controle integral indireto ao BTG Pactual (BPAC11).

O fato relevante marca mais um capítulo na B3, tornando-se os mais recentes exemplos da retração no número de empresas de capital aberto no país. Atualmente, a bolsa brasileira conta com 405 empresas listadas, abaixo dos 429 que eram em 2021 – último ano com IPOs (processo de abertura de capital).

BTG (BPAC11) propõe incorporação de ações do Banco Pan

Banco BTG Pactual (BPAC11) anunciou na noite de segunda-feira (13) que propôs uma incorporação de ações do Banco Pan (BPAN4), por meio de troca de papéis, conforme fato relevante divulgado ao mercado.

De acordo com o documento, os acionistas do Pan receberão 0,2128 unidade de emissão do BTG Pactual para cada ação preferencial. Cada unidade do BTG é composta por uma ação ordinária e duas ações preferenciais classe A.

A proposta representa um prêmio superior a 30% em relação ao preço de mercado da ação preferencial do Pan na presente data, segundo o comunicado.

Após a incorporação, o Pan passará a ser uma controlada integral indireta do BTG Pactual, deixando de ter ações negociadas na Bolsa de Valores (B3).

A operação, que será realizada por meio do Banco Sistema, está prevista para ser concluída ainda no exercício social de 2025.

O Banco afirmou que a transação “permite a simplificação e a otimização da estrutura administrativa e societária do grupo econômico ao qual as companhias pertencem”, além de implicar aumento do capital social tanto do Banco Sistema quanto do próprio BTG Pactual.