Avalia XP

Raízen (RAIZ4): nova diretoria precisa ganhar confiança do mercado

Nelson Gomes vai assumir o cargo de CEO e Rafael Bergman se torna CFO e Diretor de Relações com Investidores da empresa

Raízen
Raízen / Divulgação

A nova diretoria da Raízen (RAIZ4), anunciada nesta segunda-feira (21) pelo grupo Cosan, inicia a gestão com o desafio de reconquistar a confiança dos investidores. Esta é a avaliação da XP trazida pela analista Helena Kelm ao programa Morning Call da XP desta terça-feira (22).

O grupo Cosan (CSAN3) reestruturou suas diretorias e, para a XP, as mudanças mais significativas ocorreram na Raízen.

Nelson Gomes, ex-CEO da Cosan, vai assumir o cargo de CEO da Raízen e Rafael Bergman, anteriormente CFO da Rumo (RAIL3), vai ocupar os cargos de CFO e Diretor de Relações com Investidores da empresa de energia.

Segundo a XP, as mudanças devem melhorar os rumos da Raízen e provavelmente vão ser vistas de forma positiva pelo mercado, mas os novos diretores ainda vão precisar estabelecer um novo histórico na empresa para que os investidores voltem a ficar otimistas.

Momento negativo para ações da Raízen (RAIZ4)

“Como as ações da Raízen tiveram um desempenho significativamente negativo neste ano, muito pelo ceticismo dos investidores com relação à tese do etanol de segunda geração tanto por preocupações com alavancagem, eles (a equipe de Agro da XP) acreditam que essas mudanças vão ser vistas provavelmente de uma forma positiva pelos investidores”, disse Helena Kelm no Morning Call da XP.

No entanto, os investidores ainda precisam ver os novos gestores em ação para retomarem a confiança na empresa.

(A nova diretoria) vai precisar primeiro estabelecer um novo histórico dentro da empresa para, então, conseguir abordar efetivamente essas preocupações dos investidores, antes que o mercado fique mais otimista em relação às ações da Raízen” pontuou Kelm.

Outras mudanças na Cosan (CSAN3)

Além das mudanças na Raízen, a Cosan também anunciou que Marcelo Eduardo Martins, atualmente Diretor Vice-Presidente de Estratégia da empresa, assumir o cargo Diretor Presidente.

Enquanto isso, o atual CEO da Raízen, Ricardo Mussa, vai se tornar CEO da Cosan Investimentos.

Além disso, o então diretor financeiro da Compass, Guilherme Machado, vai assumir o cargo de CFO Rumo (RAIL3). Por sua vez, a Compass ainda não nomeou um novo CFO.

Quanto a essas movimentações, a XP não prevê mudanças significativas na gestão do grupo e não vê a ausência de um CFO na Compass como uma grande preocupação no momento, uma vez que a empresa “tem base sólida para escolher”.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile