ADRs caem e Wall Street fecha no azul

O EWZ, principal ETF brasileiro negócio no mercado dos EUA, também caiu 1,81%

A bolsa de valores brasileira passou esta terça-feira (2) fechada em razão do feriado de Finados. Entretanto, o principal índice de ADRs (ações de empresas de fora dos Estados Unidos negociadas em Nova York) do Brasil, o Dow Jones Brazil Titans 20 ADR, seguiu sessão normal no exterior, apresentando queda na abertura de cerca de 1,65%.

O EWZ, principal ETF brasileiro negociado no mercado norte-americano, que replica o índice MSCI Brazil, também registrava recuo de 1,65%. 

Durante o pregão do Dow Jones Brazil Titans 20 ADR, as altas ficaram por conta das ações da TIM (+2,33%) e Eletrobras (+2,32%). Já o desempenho negativo foi puxado pelas aéreas Gol (-3,24%) e Azul (-3,03%), seguidas pela siderúrgica CSN (-2,80%) e pela mineradora Vale (-2,72%).

No fechamento, nenhum dos principais papéis do Dow Jones Brazil Titans 20 ADR sustentaram avanço. O índice encerrou com queda de 2,16%, enquanto o EWZ acompanhou o resultado, perdendo 1,81%.

Em Wall Street, o fim do pregão foi marcado por bons desempenhos. O Dow Jones ganhou 0,39%; o S&P 500 avançou 0,37% e o Nasdaq subiu 0,34%.

O mercado da maior economia do mundo aguarda o início da reunião do Federal Reserve (banco central do país), marcada para esta terça com continuidade para amanhã.

A instituição precisa decidir se anuncia ou não o tapering ou redução da compra de títulos públicos no mercado, em outras palavras, cortar parte dos estímulos monetários realizados em meio à pandemia da Covid-19.

Segundo pesquisa do CNBC Fed Survey, a expectativa é que o banco anuncie o tapering e abaixe suas compras em US$ 15 bilhões mensalmente até maio de 2022.

As taxas de juros também estão em pauta, e investidores preveem aumento em setembro do próximo ano. 

Na Ásia, as bolsas fecharam com resultados mistos. Em Hong Kong, o índice Hang Seng caiu 0,22%. Na China continental, o Shanghai composto teve queda de 1,10%. No Japão, o Nikkei 225 perdeu 0,43%.

Já na Coreia do Sul, o Kospi subiu 1,16%.  O avanço foi um reflexo das ações de uma das gigantes da nação, a Samsung, que tiveram alta de 2,29%.

Na Europa, o índice Stoxx 600 fechou com ganhos de 0,14%

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile