Sem divulgações importantes à vista no Brasil, a agenda econômica mais esvaziada deixa espaço para que o mercado siga focado nas discussões do governo sobre o pacote fiscal, bem como outros fatores externos ao mercado financeiro, como a realização do G20.
Após semanas refletindo os resultados trimestrais das empresas, o radar corporativo da Bolsa brasileira deve encontrar outro foco para se sustentar, ao passo que a temporada de balanços do 3º trimestre chegou ao fim.
Depois de uma semana mais curta por conta do feriado de 15 de novembro – Proclamação da República -, esta semana também terá um dia útil a menos com o feriado do Dia da Consciência Negra, na quarta-feira (20).
Sendo assim, a agenda econômica, no Brasil, guarda apenas a divulgação do Relatório Focus do BC (Banco Central) na segunda-feira (18), com previsões de economistas para o PIB (Produto Interno Bruto), Selic (taxa básica de juros), IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) e dólar.
Já nos EUA, a agenda econômica prevê discursos de dirigentes do Fed (Federal Reserve) serão observados, no aguardo por indicações para a próxima reunião do Fomc (Comitê de Mercado Aberto) em dezembro. Além disso, dados de pedidos de seguro-desemprego e do PMI devem movimentar o mercado.
Confira mais detalhes da agenda econômica:
Brasil
Segunda-feira (18)
08h30 – Boletim Focus
Quarta-feira (20)
Feriado do Dia da Consciência Negra
EUA
Segunda-feira (18)
12h00 – Discurso de Austan Goolsbee, presidente do Fed de Chicago
Quarta-feira (20)
Balanço trimestral da Nvidia (NVDC34)
Quinta-feira (21)
10h30 – Pedidos contínuos e iniciais de seguro-desemprego
Sexta-feira (22)
11h45 – PMI composto, de manufatura e de serviços global