Os tão esperados indicadores econômicos da Ásia serão divulgados nesta semana que se inicia nesta segunda-feira (12), ao passo que investidores já não apostam mais na reflação, após anúncio da China, e monitoram a propagação da variante delta da Covid-19 em países asiáticos.
Dados econômicos também são divulgados entre as principais potências. Durante a semana a agenda nacional está pouco movimentada.
Segunda-feira: A agenda doméstica se inicia com o tradicional Relatório Focus, mas somente isso. No exterior, ocorre o leilão de Treasuries de três anos e o leilão primário de Treasuries de dez anos nos EUA.
Terça-feira: Por aqui, sai a pesquisa de serviços referente a junho, além de acontecer o leilão de títulos do Tesouro Nacional. Lá fora, os EUA trazem mais indicadores econômicos, com o balanço orçamentário federal do mês passado, o índice de preços ao consumidor do mesmo período e o núcleo de índice de preços ao consumidor mensal e anual. Ainda é divulgada a variação de estoque de petróleo API, e ocorre o leilão primário de Treasuries de 30 anos.
A Alemanha também divulga seu índice de preços ao consumidor mensal.
Quarta-feira: Na agenda nacional, o índice de atividade IBC-Br, do Banco Central, que é um indicador mensal contemporâneo de atividade econômica em território brasileiro, é divulgado. Além disso, também sai o fluxo cambial e o vencimento de ações sobre o Ibovespa.
Nos Estados Unidos, mais indicadores de sua recuperação econômica, com o núcleo do índice de preços ao produtor mensal, bem como o próprio índice de preços ao produtor do mesmo período, sai também a variação de estoque de petróleo EIA e o Federal Reserve (Fed) divulga o relatório de seu Livro Bege.
Na Ásia, saem os indicadores tão esperados, no Japão, a produção industrial dos últimos 30 dias. Já na China, a produção industrial dos últimos 12 meses, além das vendas no varejo do mesmo período, a taxa de desemprego mensal, a variação no PIB trimestral e a taxa de desemprego mensal. Por lá ainda é divulgada a variação do investimento em ativos fixos acumulados.
Na Inglaterra e na zona do euro são expostos o índice de preços ao consumidor e a produção industrial e mensal, respectivamente.
Quinta-feira: Por aqui a agenda está quase esvaziada, com o leilão de títulos do Tesouro Nacional e o leilão de aeroportos pelo governo de São Paulo.
Já nos EUA, há um pouco mais de movimento, com o presidente do Fed dos EUA, Jerome Powell, participando de uma audição do Congresso norte-americano. Ademais, a divulgação dos pedidos de seguro-desemprego, o índice de atividade do Fed Filadélfia mensal e a produção industrial mensal e anual.
Sexta-feira: Por aqui, somente o vencimento de opções sobre ações da B3 e o índice IGP-10 mensal. Já no exterior, o banco central do Japão divulga sua decisão sobre a taxa de juros.
Na zona do euro, sai o índice de preços ao consumidor mensal e anual, bem como o núcleo deste índice. Por lá, a balança comercial mensal também é exposta.
Nos EUA, sai a venda no varejo (e seu núcleo) mensal e anual, a pesquisa de condições trabalho de negócio U. de Michigan dos últimos 30 dias, além da confiança do consumidor Michigan no mesmo período e por fim, e de extrema relevância, a contagem de sondas Baker Hughes.