Logo após uma semana após ameaçar tarifar os produtos chineses, o presidente norte-americano, Donald Trump, baixou o tom nos últimos dias, ao afirmar que “seria totalmente inviável” tarifar o país asiático em 100%. A expectativa é que o encontro entre Trump e o Xi Jinping aconteça entre os dias 29 e 30 de outubro na Coreia do Sul.
Nos EUA, investidores mantêm-se atentos a divulgação dos dados inflacionários referentes ao mês de setembro, apesar do “shutdown” (paralisação do governo dos EUA). A expectativa é de estabilidade, em relação ao mês de agosto.
Além disso, haverá a divulgação do PMI (Índice de Gerentes de Compras), importante indicador que mede a atividade nos setores industrial e de serviços do país.
Já no Brasil, segunda-feira (20), sai o tradicional Boletim Focus. Mas na sexta-feira (24), os investidores ficarão atentos à prévia da inflação de outubro.
Ainda no Brasil, só que agora no ambiente corporativo, iniciamos durante a semana a temporada de balanços trimestrais, com a WEG, Usiminas e AgroGalaxy – essa última apresentará dados referente ao segundo trimestre.
Nos EUA, os destaques ficarão para a Netflix, Intel e Tesla.
Confira abaixo os principais acontecimentos da semana:
Segunda-feira (20): Apenas teremos o tradicional Boletim Focus, com as análises do mercado perante o andamento da inflação e taxa de juros para este ano e para 2026.
Terça-feira (21): Dia mais tranquilo da semana, com poucos acontecimentos relevantes.
Quarta-feira (22): Teremos os primeiros anúncios dos balanços trimestrais no Brasil e o BC (Banco Central) vai anunciar os dados referentes ao fluxo cambial estrangeiro. Na Argentina, o governo vai divulgar dados da atividade econômica do país em relação ao mês de agosto.
Quinta-feira (23): Os EUA vão anunciar o balanço patrimonial do Fed (Federal Reserve). Enquanto no Brasil, teremos a reunião do CMN (Conselho Monetário Nacional).
Sexta-feira (24): Será o dia mais movimentado da semana. No Brasil, teremos a divulgação, através do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), dos dados inflacionários do IPCA-15 (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) referentes ao mês de outubro. Nos EUA, dados do IPC (Índice de Preços ao Consumidor) do mês de setembro serão anunciados. Além disso, teremos os dados do PMI Industrial e o PMI do setor de serviços do mês de outubro – importante indicador que mede a atividade industrial e de serviços nos EUA. No continente europeu, a França e a Alemanha também vão divulgar o PMI industrial e de serviços dos países.