Banco Safra

Bahia Farm Show: presidente fala sobre financiamento para ‘baixo carbono’

É esperado que a modalidade de financiamento seja muito mais robusta em 2024/2025 do que foi em 2023

Foto: Anderson Ramos
Foto: Anderson Ramos

Odacil Ranzi, presidente da Aiba – Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia – e da Bahia Farm Show, pontuou nesta sexta-feira (14) que o Banco Safra vem com “valores mais volumosos” de financiamento.

O Bahia Farm Show é a maior feira de tecnologia agrícola do Norte e Nordeste do Brasil. Durante o evento, Ranzi pontuou que, quando se fala de financiamento ou liberação de capital, existe uma infinidade de itens que compõem esse financiamento.

Nesse sentido, ele mencionou uma novidade que surgiu no Banco Safra, que foi a “dobra de dinheiro em dólar”, financiado pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).

Ele explicou que, nessa modalidade, o recurso é adquirido no exterior e repassado para o BNDES. Na sequência, o valor chega para o produtor em reais.

“Um item que é muito importante para nós é o ABC. O financiamento do ABC é a Agricultura de Baixo Carbono”, comentou ele durante o seu discurso.

Segundo o executivo, é esperado que haja um volume maior para o financiamento deste item no Banco Safra. “A procura por esse tipo de financiamento é muito grande.”

É esperado que a modalidade de financiamento seja muito mais robusta em 2024/2025 do que foi em 2023.

Além disso, foi acrescentado que o produtor tem a necessidade de previsibilidade, devido ao maquinário usado nas operações de cultivo, plantação e colheita, que possuem um valor agregado muito alto. Com isso, a taxa de juros acaba pesando no momento de captar recursos.

“E como temos uma inflação e uma taxa de juros ainda altas, sempre há dificuldade do governo federal em equalizar essa taxa de juros.”

SVN/BP Investimentos estreia stand na Bahia Farm Show

A maior feira de tecnologia agrícola do Norte e Nordeste do Brasil, agora também conta com a participação do maior escritório de investimentos do país. A SVN, que recentemente se fundiu à BP Investimentos, estreou um stand na edição de 2024 da Bahia Farm Show, se tornando um dos seus 434 expositores.

A feira que acontece em Luís Eduardo Magalhães, região Oeste da Bahia, foi aberta ao público nesta terça-feira (11) e segue até o próximo sábado (15). O complexo onde a feira foi montada é composto por uma estrutura de 246 mil metros quadrados e deve receber um público superior a 100 mil pessoas.

A expectativa dos organizadores é de que a BFS 2024 movimente mais de R$ 8 bilhões em negócios, superando a edição anterior.