Mercado

Airbnb promove CFO para liderar estratégia de reestruturação

Airbnb promoveu seu diretor financeiro Dave Stephenson para a nova função de diretor de negócios

O Airbnb promoveu seu diretor financeiro Dave Stephenson para a nova função de diretor de negócios da companhia, informou a empresa em comunicado na terça-feira (5). Ellie Mertz, executiva financeira que está na empresa há 11 anos, será a nova diretora financeira. As informações são da Bloomberg.

CFO da empresa desde 2019, Stephenson será responsável pelas operações de negócios globais do Airbnb. Os líderes regionais das unidades de negócios das Américas, Ásia-Pacífico e Europa se reportarão a ele no novo cargo, que iniciará em 2 de janeiro.

Tempos difíceis

A Airbnb se recuperou da desaceleração na pandemia, mas ainda enfrenta uma indústria volátil. O boom das viagens pós-pandemia começou a normalizar-se e, no mês passado, mas a empresa apresentou uma perspetiva decepcionante para o quarto trimestre de 2023, suscitando preocupações com gastos mais restritivos dos consumidores.

A empresa sediada em São Francisco teve de se adaptar às novas regulamentações, especialmente em cidades com grande volume de negócios como Nova York, ao aumento da concorrência dos hotéis e à transição para reservas de estadias de longa duração de 28 dias ou mais a partir de aluguéis de curta duração.

Chesky passou os últimos meses insinuando o que está por vir para os novos empreendimentos da empresa, que, segundo ele, incluiriam maiores integrações de inteligência artificial e serviços de terceiros em seus produtos. No mês passado, fez sua primeira aquisição como empresa pública quando comprou uma startup de IA de 12 pessoas liderada por Adam Cheyer e Siamak Hodjat, os ex-líderes da Apple por trás do assistente de voz Siri.

Como parte da mudança executiva do Airbnb, a Chefe Global de Hospedagem, Catherine Powell, fará a transição para uma função consultiva antes de deixar a empresa no próximo ano. Ela foi contratada no início de 2020 para liderar o negócio de Experiências do Airbnb, mas seu papel mudou para se tornar um elo entre os anfitriões e a empresa à medida que o Airbnb se adaptava à pandemia de Covid-19 e reduzia suas operações. “Ela e eu passamos muito tempo conversando sobre a transição e essa decisão não foi tomada levianamente”, disse Chesky.

As funções de Powell serão divididas entre outros executivos. O chefe global de marketing, Hiroki Asai, supervisionará o trabalho de ligação realizado pela equipe da comunidade anfitriã, liderada por Marcela Aguilar. Todas as outras equipes relacionadas à hospedagem anteriormente sob o comando de Powell se reportarão a Stephenson.