AliExpress (BABA34) fecha parceria com Correios

Empresa chinesa fechou o acordo durante visita do presidente Lula à China

O AliExpress (BABA34) fechou uma parceria com os Correios, durante a visita do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à China, na semana passada. Segundo informações divulgadas na sexta (14), o pacto trata sobre a operação logística da Cainiao, um dos braços do conglomerado chinês que comanda o AliExpress.

“Essa cooperação mútua será um grande passo na otimização das operações logísticas dos Correios e da Cainiao. O mercado logístico brasileiro é extremamente competitivo e disputado por centenas de empresas, inclusive gigantes multinacionais”, comentou Fabiano Silva dos Santos, presidente dos Correios, em comunicado enviado ao Valor Econômico.

O executivo acredita que a chave para manter a liderança é “ter uma visão inovadora, centrada no cliente e voltada para o futuro”.

Wan Lin, presidente da Cainiao, reforçou que a empresa internacional tem o interesse de aprofundar a “colaboração com os Correios para aprimorar o comércio bilateral entre a China e o Brasil“.

Shein, Shopee e AliExpress se manifestam sobre fim de isenção

Um dos assuntos mais comentados no Brasil nesta semana é a possibilidade do fim da isenção para compras internacionais que custam até US$ 50. A causa do burburinho se dá porque não está claro se com a mudança na regra, grandes e-commerces asiáticos, como Shopee, Shein e Aliexpress podem ser afetados e encarecer seus produtos. 

Para o site Money Times,as três gigantes chinesas garantiram que mesmo com a tributação, os produtos irão permanecer acessíveis ao grande público. 

“Reconhecemos a importância em propor melhorias para as regras no Brasil de modo a fornecer segurança jurídica para os operadores e garantir que milhões de brasileiros possam continuar a ter acesso ao mercado mundial, bem como a artigos produzidos localmente”, disse em nota a Shein. 

Já a AliExpress apontou que possíveis atualizações regulatórias serão feitas com total consideração, visando aumentar os benefícios de escolha e valor para os consumidores brasileiros.