A Allos (ALOS3) comunicou ao mercado, nesta terça-feira (26), a venda de participações em seis shopping centers, totalizando R$ 442,8 milhões, com uma taxa de capitalização média (cap rate) de 8,5%. Essa cifra é calculada com base em uma estimativa do lucro operacional líquido (NOI) para o ano de 2023.
Conforme revelado pela Allos, foram firmados memorandos de entendimento (MOU) para a alienação total da participação de 15,0% no São Luís Shopping, bem como para desinvestimentos parciais de 15,0% no Carioca Shopping, 10,0% no Shopping Villagio Caxias, 5,0% no Plaza Sul Shopping e até 10,0% no Bangu Shopping.
Adicionalmente, a empresa formalizou um contrato para a alienação de 30,0% no Shopping Estação Curitiba, representando um desinvestimento total nesse ativo, considerando negociações anunciadas anteriormente.
Do valor total do desinvestimento, (i) R$ 67,0 milhões serão recebidos em espécie até 27 de dezembro de 2023; (ii) R$ 308,8 milhões serão recebidos em espécie em até 15 dias após o cumprimento de determinadas condições precedentes; e (iii) R$ 67,0 milhões serão recebidos em espécie em até 6 meses a partir desta data, corrigidos pela taxa CDI.
De acordo com comunicado, os desinvestimentos fortalecem a capacidade da Allos em concretizar transações que agreguem valor aos acionistas.
A concretização da operação delineada no MOU está sujeita ao cumprimento de condições usuais em transações desse tipo, abrangendo auditoria e aprovação pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE).
Allos (ALSO3): BBI aprova venda de fatia em shopping
O anúncio de desinvestimento parcial de 20% de participação no Plaza Sul Shopping por R$ 120 milhões pela Allos (ALSO3), novo nome da Aliansce Sonae após a fusão com a BrMalls, foi bem vista pelo Bradesco BBI.
“Vemos isso como positivo, uma vez que a venda de ativos não estratégicos, como o Plaza Sul, deverá gerar NOI (receita líquida do ativo, na sigla em inglês) de curto prazo, e, principalmente, ajudar a melhorar a percepção da qualidade do portfólio”, descreveram os analistas do banco em relatório. As informações são do Broadcast/Estadão.
Os analistas reforçaram que a Allos é a principal escolha do banco entre as ações de operadoras de shoppings listadas na Bolsa. Entre as razões, está o desconto do papel em relação aos seus pares, está 26% abaixo da Multiplan (MULT3), por exemplo, o que representa um desconto considerado alto pelos analistas. Outro ponto é a boa liquidez das ações, que ainda deve ser incluída em algum índice de peso, na visão dos analistas.
Eles falam ainda de ganhos de sinergias decorrentes da fusão em cerca de 105 a 15% do valor de mercado da Allos, e a continuidade na venda de ativos, que devem impulsionar os resultados.
Por fim, a perspectiva de melhora do ambiente macroeconômico deve ajudar o desempenho operacional dos shoppings da companhia.
O Bradesco BBI classifica a Allos como outperform (perspectiva de desempenho acima da média do mercado, equivalente à compra), com preço-alvo de R$ 30 (31,6% superior ao último fechamento do papel).