O anúncio de desinvestimento parcial de 20% de participação no Plaza Sul Shopping por R$ 120 milhões pela Allos (ALSO3), novo nome da Aliansce Sonae após a fusão com a BrMalls, foi bem vista pelo Bradesco BBI.
“Vemos isso como positivo, uma vez que a venda de ativos não estratégicos, como o Plaza Sul, deverá gerar NOI (receita líquida do ativo, na sigla em inglês) de curto prazo, e, principalmente, ajudar a melhorar a percepção da qualidade do portfólio”, descreveram os analistas do banco em relatório. As informações são do Broadcast/Estadão.
Os analistas reforçaram que a Allos é a principal escolha do banco entre as ações de operadoras de shoppings listadas na Bolsa. Entre as razões, está o desconto do papel em relação aos seus pares, está 26% abaixo da Multiplan (MULT3), por exemplo, o que representa um desconto considerado alto pelos analistas. Outro ponto é a boa liquidez das ações, que ainda deve ser incluída em algum índice de peso, na visão dos analistas.
Eles falam ainda de ganhos de sinergias decorrentes da fusão em cerca de 105 a 15% do valor de mercado da Allos, e a continuidade na venda de ativos, que devem impulsionar os resultados.
Por fim, a perspectiva de melhora do ambiente macroeconômico deve ajudar o desempenho operacional dos shoppings da companhia.
O Bradesco BBI classifica a Allos como outperform (perspectiva de desempenho acima da média do mercado, equivalente à compra), com preço-alvo de R$ 30 (31,6% superior ao último fechamento do papel).
Redução do portfólio de shoppings
Em março, a Aliansce Sonae anunciou que reduzirá sua carteira de shoppings administrados e está analisando o portfólio para identificar empreendimentos que não considera como relevantes para sua estratégia.Com informações da Reuters.
“Estamos em revisão desta carteira, já diminuímos o número e continuamos focados em shoppings que sejam dominantes e muito relevantes”, disse o presidente-executivo da Aliansce Sonae, maior empresa de shopping centers do Brasil, Rafael Sales, em conferência com analistas.
Atualmente, a companhia tem em seu portfólio 62 shoppings no país, nove que são administrados, dos quais três no Nordeste e o restante entre Sudeste e Sul.
“Nem todos os nove shoppings se enquadram nesta categoria… Alguns desses shoppings certamente vão deixar de fazer parte de nosso portfólio de administrados nesse próximo ano”, afirmou Sales, acrescentando que a empresa ainda está promovendo reduções de participações em outros empreendimentos.
Segundo ele, até o meio do ano que vem, a expectativa da companhia é ter “tanto margem, quanto capex (investimento) e geração de caixa com o que estávamos reportando” antes da fusão da companhia com a rival brMalls.