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Amazon (AMZO34): Bezos vende US$ 2 bi em ações da empresa

Bezos liquidou 12 mi de ações da Amazon a um preço médio de US$ 170,21 por ação, durante os dias 7 e 8 de fevereiro

O fundador da Amazon (AMZO34), Jeff Bezos, vendeu US$ 2,04 bilhões em ações da gigante do varejo online, conforme divulgado pela empresa na sexta-feira à noite, de acordo com a agência de notícias Dow Jones. Essa foi a primeira venda em mais de dois anos. No acumulado do ano, as ações da Amazon registraram um aumento de 15%, em comparação com os 5,4% do índice acionário S&P 500.

Bezos vendeu 12 milhões de ações da Amazon a um preço médio de US$ 170,21 por ação, realizando a transação nos dias 7 e 8 de fevereiro. De acordo com informações de agências internacionais, a operação foi conduzida por meio de um plano de negociação estabelecido de acordo com a regra 10b5-1 (c), conforme detalhado em um documento arquivado na Securities and Exchange Commission (SEC). Essa transação já havia sido previamente divulgada no formulário de desempenho financeiro do quarto trimestre da Amazon.

Conforme informações da empresa, Bezos havia proposto o plano de venda de até 50 milhões de ações em 8 de novembro de 2023.

Esse tipo de plano de negociação é comumente utilizado por “insiders”, que são pessoas com conhecimento da empresa, para comprar ou vender ações sem indicar uma tendência sobre o funcionamento interno da companhia ou futuros negócios. Essas pessoas com informações privilegiadas estabelecem os parâmetros, como preço e volume, e as transações são executadas automaticamente quando as condições são atendidas.

Após esta última venda, Jeff Bezos ainda possui 976 milhões de ações da Amazon. Sua última venda de ações ocorreu em novembro de 2021, a um preço médio de aproximadamente US$ 172,70, ajustado para refletir um desdobramento de ações de 20 por 1, que ocorreu em junho de 2022.

Amazon (AMZO34) reporta lucro de US$ 10,6 bi no 4T23

Amazon (AMZO34) anunciou nesta quinta-feira (1º) o seu balanço financeiro do quarto trimestre de 2023. Nos três últimos meses do ano passado, a empresa registrou um lucro líquido de US$ 10,6 bilhões, 35 vezes maior do que o ganho de US$ 300 milhões do mesmo período do ano anterior.

Em 2023 a companhia teve lucro líquido de US$ 30,4 bilhões, ante o prejuízo de R$ 2,7 bilhões contabilizado em 2022.

As vendas on-line, refletindo a temporada de compras de fim de ano, aumentaram 9%, para US$ 70,5 bilhões nos últimos três meses do ano, superando as expectativas. O resultado foi impulsionado por uma maior rapidez nas entregas e uma temporada natalina especialmente bem sucedida.

“A conclusão é que, apesar de todas as preocupações que assolam o setor de tecnologia, a Amazon conseguiu um desempenho surpreendentemente bom”, disse Jesse Cohen, analista sênior da Investing.com. “Os resultados indicam que as medidas de corte de custos em andamento estão tendo um impacto positivo nas perspectivas de negócios da Amazon.”

As ações subiram cerca de 6% na negociação estendida em Nova York. O papel ganhou 5,1% este ano, depois de saltar 81% em 2023.

“No quarto trimestre tivemos uma temporada recorde de compras natalinas, encerrando um ano robusto para a Amazon”, afirmou Andy Jassy, CEO da companhia em comunicado divulgado pela empresa hoje, destacando a melhoria dos resultados em receita, lucro e fluxo de caixa.
Jassy também destacou os investimentos de longo prazo do braço de computação em nuvem da Amazon, a AWS, em soluções de inteligência artificial (AI generativa), que, segundo ele, começam a se refletir nos resultados da empresa.

“Nossos negócios mais novos estão progredindo bem e, junto com os mais estabelecidos, estão tornando coletivamente a vida dos clientes mais fácil e melhor a cada dia. À medida que entramos em 2024, nossas equipes estão entregando resultados rapidamente e temos muito pela frente para nos entusiasmarmos.”

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