A Amazon (AMZO34) anunciou a compra da iRobot Corp., por US$ 1,7 bilhão, fabricante de aspiradores robô iRobot. Os equipamentos da marca farão parte do portfólio de robôs domésticos da gigante da tecnologia.
Nesta sexta-feira (05), a Amazon informou que pagará US$ 61 por ações pelo iRobot, em um acordo feito em dinheiro.
“Ao longo de muitos anos, a equipe da iRobot provou sua capacidade de reinventar a forma como as pessoas limpam com produtos incrivelmente práticos e inventivos – desde a limpeza quando e onde os clientes desejam, evitando obstáculos comuns em casa, até o esvaziamento automático da lixeira”, afirmou Dave Limp, chefe de dispositivos de hardware da Amazon em comunicado da empresa.
Amazon quer transformar Alexa em plataforma de anúncios
A Amazon (AMZO34) está entrando de cabeça nos itens de tecnologia. Para além de suas funções básicas, a Alexa (assistente virtual por voz da Amazon) deve ganhar novas funções para incentivar o serviço de compras por voz. A companhia tem convidado desenvolvedores para anunciar em seus aplicativos vinculados à plataforma de voz. As informações são da “Bloomberg” e foram divulgadas em 24 de julho.
Os novos anúncios na Alexa podem gerar um novo fluxo de receita para a companhia, atraindo também novos usuários.
Segundo informações da “Bloomberg”, a maioria dos usuários da Alexa utilizam a plataforma para coisas básicas, como pesquisas de curiosidades e cronômetro.
Isso ocorre porque os usuários têm dificuldade de encontrar aplicativos compatíveis com a Alexa. O serviço de voz inteligente, muitas vezes, acaba atrasando a experiência do usuário, que possui um smartphone em mãos, por exemplo, e pode realizar as pesquisas rapidamente através dos mecanismos de texto.
De acordo com Aaron Rubenson, vice-presidente da Amazon especializado em ferramentas para desenvolvedores, as promoções pagas são “algo que os desenvolvedores pediram”.
De acordo com a Amazon, existem 130 mil aplicativos compatíveis com a Alexa. Apesar de parecer um bom número, olhando para a concorrência, a Alexa fica muito atrás na corrida da tecnologia por voz. O iPhone conta com 2 milhões de aplicativos compatíveis com a Siri (inteligência artificial por voz da Apple).