Valorização

Amazon (AMZO34): IA e cortes podem levar ações a US$ 2 tri, diz executivo

Empresa atingiu valor de US$ 1,88 tri em julho de 2021, antes de perder mais de US$ 1 tri em novembro de 2022

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Amazon / Divulgação

O CEO da Amazon (AMZO34), Andy Jassy, antecipa que a empresa será impulsionada pela demanda por computação em nuvem e pelo crescimento da inteligência artificial (IA), o que poderia ser crucial para sua entrada no exclusivo clube de empresas com avaliação de mais de US$ 2 trilhões.

As declarações foram feitas na carta anual de Andy Jassy aos acionistas da Amazon, sendo esta a terceira carta desde que ele assumiu a liderança da gigante do comércio eletrônico do fundador Jeff Bezos.

“A IA generativa pode ser a maior transformação tecnológica desde a nuvem (que ainda está nos estágios iniciais) e talvez desde a Internet”, escreveu Jassy na carta publicada nesta quinta-feira (11).

IA Generativa na Amazon

O executivo mencionou que a Amazon está obtendo “tração significativa” em seus produtos de IA generativa. O segmento de computação em nuvem da empresa, Amazon Web Services (AWS), oferece acesso à tecnologia de IA, além de disponibilizar seus próprios chips de IA para treinamento de modelos e processamento de cálculos. A AWS é a maior fonte de lucro operacional anual da Amazon.

“No final de 2023, vimos a otimização de custos se atenuando, novos negócios se acelerando, clientes renovando compromissos maiores em períodos de tempo mais longos e migrações crescendo novamente”, escreveu Jassy em referência à Amazon Web Services.

Curva das ações

As ações da Amazon subiram 0,89%, para US$ 187,60, nas negociações desta quinta-feira (10). As ações fecharam a US$ 185,95 na quarta-feira (10), o que significa que subiram 22%, neste ano, até agora, superando os rivais da Big Tech, Microsoft e Alphabet, controladora do Google, que subiram 12,6% e 11,9%, respectivamente.

Com base nisso, o valor de mercado da empresa está em US$ 1,93 trilhão, o que significa que ela precisa fechar em US$ 192,541 ou mais para alcançar a marca de US$ 2 trilhões.

Em julho de 2021, a Amazon alcançou uma avaliação de mercado de US$ 1,88 trilhão, mas em novembro de 2022 sofreu uma queda de mais de US$ 1 trilhão, marcando a primeira vez que uma empresa dos EUA registrou uma perda tão significativa de valor. No entanto, desde então, conseguiu recuperar essas perdas.