Mercado

Amazon (AMZO34): triplica lucro e vai a US$ 9,88 bi no 3º trimestre

O resultado ficou bem acima da previsão de US$ 6,05 bilhões dos analistas ouvidos pela FactSet

A Amazon (AMZO34) surpreendeu as expectativas e registrou lucro líquido de US$ 9,88 bilhões no terceiro trimestre deste ano. O resultado, anunciado nesta quinta-feira (26), ficou bem acima da previsão de US$ 6,05 bilhões dos analistas ouvidos pela FactSet, com lucro por ação de US$ 0,59.

A companhia reportou um aumento muito maior em comparação com o mesmo período de 2022, quando contabilizou US$ 2,9 bilhões, um avanço de 241% (ou 3,4 vezes) na base anual.

A companhia registrou US$ 143,1 bilhões em vendas no 3T23, um crescimento de 13% na comparação anual e acima da previsão de US$ 141,5 bilhões. As vendas de produtos avançaram a US$ 63,17 bilhões.

As vendas no serviço em nuvem da empresa, AWS, avançaram 12% na comparação anual, a US$ 23,1 bilhões, quando analistas previam US$ 23,2 bilhões. A Amazon afirmou que espera lucro operacional entre US$ 7 e US$ 11 bilhões no quarto trimestre.

As vendas líquidas devem ficar entre US$ 160 e US$ 167 bilhões, ou com um crescimento de 7% a 12% ante o quarto trimestre de 2022. A receita operacional deve estar entre US$ 7 e US$ 11 bilhões, de US$ 2,7 bilhões no quarto trimestre de 2022.

Amazon deve investir US$ 4 bi em empresa rival do ChatGPT

No final de setembro, a Amazon comunicou ao mercado, que investirá até US$ 4 bilhões na Anthropic, empresa de inteligência artificial, e assumirá uma posição minoritária na empresa.

Nesse sentido, as duas companhias anunciaram que estão formando uma colaboração estratégica para avançar na IA generativa. A startup escolheu a Amazon Web Services como seu principal provedor de nuvem.

A Anthropic informou ao mercado que fornecerá aos clientes da AWS acesso antecipado a recursos exclusivos para personalização de modelos e capacidades de ajuste fino.

Em suma, a Anthropic foi fundada aproximadamente dois anos atrás por ex-executivos de pesquisa da OpenAI. Recentemente lançou seu novo chatbot de IA chamado Claude 2.

Por outro lado, a Amazon visa aproveitar o entusiasmo e a promessa da chamada IA generativa, que inclui tecnologias como o ChatGPT da OpenAI, bem como os chatbots Claude da Anthropic. Sendo assim, a iniciativa da gigante de tecnologia, é reflexo de um ambiente concorrencial em expansão. Uma vez que, todas as big techs estão investindo pesado em inteligência artificial.