Império no varejo

Amazon completa 30 anos; valor de mercado toca US$ 2,06 tri

Para 2024, a gigante norte-americana do comércio eletrônico projeta manter seu bom desempenho

Amazon
Embalagem da Amazon / Foto: Divulgação

A gigante norte-americana do comércio eletrônico Amazon (AMZN) celebra, nesta sexta-feira (5), 30 anos de existência.

Operando há 11 anos no Brasil e reconhecida como um caso de sucesso no setor de marketplace, a empresa encerrou a cotação de quinta-feira (4) com uma receita de US$ 590,75 bilhões e um valor de mercado de US$ 2,06 trilhões.

Fundada em 1994 por Jeff Bezos, a Amazon começou suas atividades como uma livraria online.

Ao longo dos anos, por meio de experimentação e investimentos, a empresa se transformou em um dos principais nomes do e-commerce, expandindo seus serviços para incluir streaming e produtos patenteados.

Crescimento após prejuízo

Em 2022, a Amazon registrou um prejuízo de US$ 2,7 bilhões. No entanto, a empresa se recuperou em 2023, alcançando um lucro líquido de US$ 30,4 bilhões.

Para 2024, a Amazon projeta manter seu bom desempenho. No primeiro trimestre (1T24), a empresa alcançou um lucro líquido de US$ 10,43 bilhões, quase três vezes superior ao valor registrado no mesmo período do ano anterior, que foi de US$ 3,17 bilhões.

A receita da Amazon aumentou 12,5% em comparação a 2023, totalizando US$ 143,31 bilhões.

Amazon foca em IA após construir império no varejo

Amazon alcançou um valor de mercado de US$ 2 trilhões após anos de investimentos agressivos em suas operações de varejo e logística. O futuro de seus lucros provavelmente será influenciado pelos bilhões investidos no desenvolvimento de inteligência artificial (IA).

Nesse contexto, a companhia planeja investir mais de US$ 100 bilhões na próxima década em data centers, um montante significativo mesmo para uma companhia reconhecida por sua estratégia de investimento robusta.

Atualmente, a Amazon direciona mais recursos para sua infraestrutura de computação em nuvem e inteligência artificial do que para sua extensa rede de centros de distribuição de produtos de e-commerce.