Mercado

Americanas (AMER3): ações disparam e fecham com alta de mais de 10%

Os papéis de varejista avançaram 10,39% com cotação de 0,85%

As ações da Americanas (AMER3) dispararam no pregão do Ibovespa desta segunda-feira (30). Os papéis de varejista avançaram 10,39% com cotação de 0,85%.

A companhia seguiu na contramão de outras empresas do setor. O Magazine Luiza (MGLU3) desabou 6,16%. Já o Grupo Casas Bahia (BHIA3) derreteu 6,25%.

A alta expressiva registrada pela Americanas é atribuída aos recentes movimentos em busca da reestruturação das dívidas após a fraude fiscal de mais de R$ 20 bilhões vir à tona no início e o consequente pedido de recuperação judicial.

Na semana passada, a varejista informou que está considerando várias iniciativas que têm o potencial de impulsionar o valor das ações para um nível igual ou superior a R$ 1. No entanto, se essas medidas não se mostrarem eficazes na valorização dos ativos, a empresa pode propor uma consolidação de ações.

Americanas adia divulgação de demonstração financeira

Na última sexta-feira (27), a Americanas anunciou o adiamento da divulgação de sua demonstração financeira referente ao exercício de 2022. Em fato relevante, a companhia informou que a data da divulgação passou do dia 31 de outubro para 13 de novembro.

A varejista alegou que a medida se deve a novas informações obtidas através dos trabalhos de apuração das circunstâncias que ocasionaram as inconsistências contábeis divulgadas no início do ano.

“Em razão disso, e com foco na qualidade e adequação do tratamento de suas informações contábeis, a companhia necessitará de dias adicionais ao prazo inicialmente estimado para concluir os trabalhos, que já estão em fase final”, justificou no comunicado.

A Americanas ainda informou que na mesma data, conduzirá um evento em formato de vídeo online, aberto para seus investidores e mercado em geral, para discutir seus resultados, atualizar o mercado sobre a evolução de seu Plano de Recuperação Judicial, assim como apresentar o plano estratégico da Companhia que já está sendo implementado e que norteará seu desempenho operacional e financeiro futuros.