Mercado

Americanas (AMER3) não vai vender ativos em ‘liquidação’, diz presidente

Empresa pretende divulgar resultados de janeiro a setembro de 2023 até o final do ano; fraudes se concentraram nos balanços de 2021 e 2022

Os executivos da Americanas (AMER3) apresentaram e detalharam, nesta quinta-feira (16), o plano de recuperação judicial da companhia, das fraudes descobertas e traçaram os planos da companhia para os próximos anos. Durante a apresentação, o presidente da varejista, Leonardo Coelho,  ressaltou que a companhia não pretende se desfazer das redes Uni.co e Natural da Terra a “qualquer preço”.

De acordo com Coelho, as duas controladas não entrarão em “liquidação”. “Se acharmos preço certo, vamos estudar, caso contrário, elas usufruem de todo pacote de transformação da Americanas”, disse.

Quanto à Ame, Coelho enfatizou que a empresa não tem intenção de se desfazer dessa operação. Ele destacou que a Ame é uma parte essencial do ecossistema que conecta as lojas físicas com as operações online.

O executivo ainda ressaltou que a empresa está avaliando estratégias para determinar como e quando buscará a devida compensação pelos danos decorrentes da fra

Enquanto isso, o executivo ressaltou que a companhia estuda como e quando buscará os devidos ressarcimentos pelos prejuízos causados pela fraude.

Apresentação de resultados da Americanas

Após quase um ano de expectativa, a empresa divulgou os resultados financeiros referentes aos anos de 2021 e 2022 nesta quinta-feira (16). Os números relativos a 2023, correspondentes aos nove primeiros meses, serão apresentados no final deste ano.

Um dos requisitos para alcançar as metas financeiras até 2025, como anunciado anteriormente, envolve a previsão da diretoria de que o plano de recuperação judicial será aprovado em 2023 e homologado no início de 2024.

Segundo a diretora financeira da Americanas (AMER3), Camille Faria, a expectativa é por um aporte de R$ 24 bilhões na companhia, vindo dos acionistas e da renegociação com credores.

“A empresa espera conseguir, com esse valor [R$ 24 bilhões], virar o patrimônio líquido, para o positivo”, disse Camille, durante teleconferência de resultados com analistas e investidores.