A necessidade de simplificar a linguagem do mercado financeiro para atrair novos investidores foi um dos temas debatidos no palco principal do Anbima Summit 2023 nesta quarta-feira (26).
Para a head da Santander (SANB11), Luciane Effting, a democratização da informação causada pelas novas tecnologias atrai cada vez mais pessoas que querem conhecer sobre investimentos. Porém, ela reconhece que as complicações impostas por termos técnicos demais podem ser um obstáculo para atração de um novo público.
“A nossa responsabilidade é muito grande, como participantes do mercado de distribuição, de facilitar essa conversa. De verdade, a gente complica um pouco mais do que precisa utilizando nomenclaturas mais difíceis, que uma classe pode até entender, mas que majoritariamente, a nível de Brasil, a gente tem um desafio muito grande de simplificar essa comunicação, para fazer com que essa conversa de investimentos flua. Está muito do nosso lado a responsabilidade de simplificar essa conversa porque essa pauta de educação financeira vem sendo cada vez mais acelerada por conta de todos os canais disponíveis para estas pessoas consumirem conteúdos de investimentos”, avaliou Effting.
O diretor executivo da Nu Asset Management, Andrés Kikuchi, acrescenta que é importante conciliar uma linguagem mais simples com a experiência adequada. “Uma experiência no qual os investidores que começam sua jornada de investimentos possam se sentir confiantes em tangibilizar aquilo que faz parte do dia a dia deles e buscar também essa informação através dos meios digitais, o que possibilitou o acesso muito mais amplo do que existia anteriormente”, analisou.
“Nós nos perguntamos diariamente como podemos atender melhor e simplificar a nossa relação com os cotistas. Quando a gente fala de investimento, estamos falando de comportamento humano”, resumiu o diretor comercial da BB Management Asset, Mario Perron.
“A complexidade do nosso cérebro com os vieses cognitivos, as heurísticas, trazem para um processo de simplificação. Então muitas vezes a gente busca simplificar e acabamos indo para onde a gente conhece, para o que somos familiarizados”, acrescentou.
Anbima Summit
O ANBIMA Summit 2023 abriu oficialmente o primeiro dia de evento nesta quarta-feira (17), na Oca do Ibirapuera, em São Paulo, com discussões sobre o futuro da indústria de investimentos, as transformações trazidas pela inteligência artificial, o avanço da tokenização, as mudanças no comportamento do investidor e muitos outros assuntos.
Nesta quarta, o evento abordará o caminho para o desenvolvimento do mercado financeiro no Brasil, com a democratização dos investimentos e a chegada do Drex (Real Digital). O futuro do mundo e as grandes transformações que estão por vir, também serão debatidos nos painéis.