João Pedro Nascimento, presidente da CVM (Comissão de Valores Mobiliários) e professor na graduação e na pós-graduação da FGV Direito RJ, subiu ao palco principal do Anbima Summit 2023 para falar sobre a democratização no mercado e como a educação financeira é a chave para atrair novos investidores.
“Eu estou presidente da CVM, mas eu sou professor e o que eu diria para vocês é que a educação transforma, gera muitas oportunidades, lineariza conhecimento. Se a gente quer ter uma quantidade maior de investidores, a gente precisa prepará-los. A gente quer ter uma maior quantidade de emissores, a gente precisa que eles sejam multiplicadores da educação financeira”, ponderou.
Para Nascimento, essa é uma estratégia fundamental que deve estar no centro das discussões na Anbima, na CVM e entre todos os demais participantes do mercado.
“Ninguém faz nada sozinho. O sucesso da CVM ao longo dos últimos anos, com uma casa com pouquíssimos servidores, muito pouco recurso, se deve a um perfil construtivo de alguém que desce do pedestal de regulador, se coloca no mesmo ambiente dos regulados e pergunta: vamos juntos?’.
A gente precisa de vocês para evoluir o mercado de capitais, vocês são tão ou mais importantes do que o regulador nesse esforço de desenvolver o mercado de capitais que é motivo de orgulho para o nosso país”, concluiu.
Anbima Summit
O ANBIMA Summit 2023 abriu oficialmente o primeiro dia de evento nesta quarta-feira (17), na Oca do Ibirapuera, em São Paulo, com discussões sobre o futuro da indústria de investimentos, as transformações trazidas pela inteligência artificial, o avanço da tokenização, as mudanças no comportamento do investidor e muitos outros assuntos.
Nesta quarta, o evento abordará o caminho para o desenvolvimento do mercado financeiro no Brasil, com a democratização dos investimentos e a chegada do Drex (Real Digital). O futuro do mundo e as grandes transformações que estão por vir, também serão debatidos nos painéis.