Apagão atinge vários estados e deixa brasileiros sem energia

Segundo o ONS, a interrupção ocorreu devido à abertura da interligação Norte-Sudeste. As causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas.

O Brasil enfrentou um apagão, nesta terça-feira (15), que afetou todas as suas regiões. O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), informou que uma incidência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional (SIN) resultou na interrupção de 16 mil megawatts (MW) de carga em estados localizados nas regiões Norte, Nordeste e Sudeste.

Nesse sentido, o órgão explicou em nota, que o apagão ocorreu devido à abertura da interligação Norte-Sudeste. As causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas.

A restauração do fornecimento de energia foi iniciada em todas as regiões e, até às 9h16, já haviam sido recompostos seis mil MW, conforme comunicado pelo ONS.

Queda de 25,9% da energia

O apagão teve seu registro nos sistemas do ONS a partir das 8h31, horário de Brasília, momento em que ocorre a usual elevação de demanda no sistema elétrico. Dentro de um intervalo de apenas dez minutos, houve uma queda abrupta de 25,9% na carga do sistema elétrico do Brasil.

Os dados de monitoramento do Sistema Interligado Nacional (SIN) pelo ONS indicam que, às 8h30 no horário de Brasília, o Brasil apresentava uma capacidade de 73.484,7 MW em uma trajetória ascendente, condizente com o padrão observado nas manhãs. Contudo, no minuto subsequente, às 8h31, a carga do sistema sofreu uma queda abrupta de aproximadamente 7%.

A perda de carga persiste nos minutos subsequentes até atingir o horário de 8h40, momento em que o sistema atinge o patamar mínimo de carga do dia, totalizando 54.383,7 MW.

Os dados do SIN indicam uma queda abrupta de mais de 25% na carga do sistema ao longo de um período de dez minutos.

A partir das 8h41, a carga gradualmente começa a se recuperar. Entretanto, até às 9h30, a carga ainda não havia retornado ao nível observado antes do apagão, uma hora antes. Isso significa que algumas regiões do Brasil ainda permaneciam sem o restabelecimento total do fornecimento elétrico.

No subsistema Norte, houve uma queda de 83,8% na carga em um intervalo pouco superior a dez minutos, a partir das 8h31 no horário de Brasília. No Nordeste, a redução na carga foi de 44,4%. No subsistema Sudeste-Centro-Oeste, a perda alcançou 19%, enquanto na região Sul, a menos afetada pelo apagão, a queda atingiu 15,5%.

“A recomposição já foi iniciada em todas as regiões e estão concluídas nas regiões Sul e Sudeste. Até às 10h09, 7 mil MW já haviam sido recompostos”, afirmou o órgão em nota sobre o apagão.