Mercado

Apagão: Moradores de SP relatam queda de energia nesta quarta (20)

Evento em transmissora é causa do problema que deixa sem luz regiões da capital paulista e Grande SP, diz Enel

Na manhã desta quarta-feira (20), moradores da capital paulista e da região metropolitana de São Paulo relataram um problema relacionado à distribuição de energia elétrica.

Bairros como Vila Leopoldina, Jaguaré, Lapa, Pinheiros, Alto de Pinheiros e Vila Madalena, além de Vila Andrade e Morumbi, na zonal sul, relataram a falta de energia elétrica. Municípios da Grande São Paulo, como Taboão da Serra, Carapicuíba, Barueri e Osasco também enfrentam o problema.

A responsável pela distribuição de energia em partes do estado de São Paulo é a Enel.

Posicionamentos

A Enel divulgou uma nota, informando que, “um evento em uma subestação da companhia de transmissão ISA CTEEP (que transmite as cargas à comercializadora de energia Enel) afetou o fornecimento de energia para alguns clientes na região metropolitana e parte de alguns bairros da região Oeste, Norte e Sul”.

Por sua vez, a A ISA CTEEP informou que, às 11h35, houve uma ocorrência em sua subestação Milton Fornasaro, responsável pelo abastecimento de energia da região Oeste da cidade de São Paulo. De acordo com a companhia, às 12h07, o fornecimento de energia foi normalizado à Enel Distribuição São Paulo. As causas da falha estão sendo apuradas em conjunto pelas empresas.

Maior do País em agosto, desde 2009

Em meados de agosto deste ano, todas as regiões do Brasil foram afetadas por um apagão. O apagão teve seu registro nos sistemas do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) na manhã do apagão, às 8h, horário de Brasília, momento em que ocorre a usual elevação de demanda no sistema elétrico.

Dentro de um intervalo de apenas dez minutos, houve uma queda abrupta de 25,9% na carga do sistema elétrico do Brasil. O motivo ainda é investigado. O Ministério de Minas e Energia afirmou que o apagão interrompeu 16 mil MW de carga de energia.

Apesar de não ser tão comum, esta não é a primeira vez que ocorre um apagão em todo o território nacional. A última vez ocorreu em 2014, que deixou o Sul, Sudeste, Norte e o Centro-Oeste sem energia por quase duas horas, e afetou 12 milhões de pessoas.

Três anos antes, em 2011, cerca de 90% do Nordeste ficou sem energia elétrica devido uma falha na subestação localizada no município de Jatobá na divisa entre Bahia e Pernambuco.

Mas foi o apagão de 2009 que teve as piores consequências, sendo um dos maiores do século. A quantidade de energia desligada com o apagão foi de 28 mil megawatts (MW) no Brasil, afetando 18 estados, e de 980 MW no Paraguai. O apagão foi causado por uma falha no sistema de transmissão elétrica da principal usina de energia do país devido a uma tempestade.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile