O lucro líquido reportado pela Apple (AAPL34) no seu terceiro trimestre fiscal de 2024 foi de US$ 21,45 bilhões A big tech encerrou o mês de junho, com desempenho 7,9% superior ao reportado no mesmo período de 2023.
Já o lucro diluído por ação passou de US$ 1,40 para US$ 1,27. Ainda na base de comparação anual, a receita líquida da Apple subiu 4,9%, para US$ 85,78 bilhões. Segundo a empresa, essa marca foi um recorde para o trimestre.
Enquanto isso, o faturamento de produtos somou US$ 61,56 bilhões, um crescimento anual de 1,6%, ao passo que as receitas de serviços avançaram 14,1%, para US$ 24,21 bilhões.
No entanto, a Apple viu seu lucro por ação ficar aquém da projeção do mercado dos EUA de US$ 1,34. Já as receitas superaram as estimativas de US$ 84,4 bilhões.
Apesar da queda nos números chineses, as vendas cresceram em outras regiões do mundo, o que explica o aumento da receita no trimestre, de acordo com o “Valor”.
Na China, o faturamento encolheu 6,5% na comparação anual, para US$ 14,73 bilhões, porém, no Japão, a alta chegou a 5,8%, para US$ 5,1 bilhões. No restante da Ásia, a receita avançou 13,5%, para US$ 6,39 bilhões.
As vendas no continente americano chegaram a US$ 37,68 bilhões, uma alta de 6,5% também na base de comparação anual.
Já na Europa, as vendas da Apple cresceram 8,3% para US$ 21,88 bilhões, em relação ao mesmo período de 2023.
“Como sempre, o IPhone se posiciona em primeiro lugar nas fontes de receita da Apple, registrando receitas de 39,2 bilhões de dólares. Este aparelho que foi o precursor dos smartphones ainda acha espaço para inovar e ser destaque no mercado”, disse Diego Cruz, especialista em tecnologia, software e Inteligência Artificial, ao BP Money.
“Seja com a excelente combinação de software e hardware, que fornece uma experiência de uso única, ou seja pelas inovações sutis como o dynamic island, a Apple continua trazendo números sólidos para o mercado”, analisou.
O desempenho da Apple tem surpreendido os analistas, que, mesmo em um cenário global desafiador, observam o sucesso contínuo da companhia, disse Alexandro Barsi, fundador e CEO da líder digital Verity.
“Produtos como iPhone e iPad, além do crescimento nos serviços digitais, aliados a uma gestão eficaz de custos e operações, têm garantido resultados positivos e um lucro líquido de US$ 21,4 bilhões no segundo trimestre”, comentou.
Apple (AAPL34): iPhone sai da lista de 5 mais vendidos na China
O principal produto da Apple (AAPL34), o iPhone, não tem causado tanto entusiasmo entre os chineses. A participação de mercado da empresa na China continental caiu para 14% no segundo trimestre deste ano.
O número está abaixo dos 16% registrados um ano atrás, sendo assim, o iPhone saiu da lista dos 5 principais aparelhos smartphones na China pela primeira vez em 3 meses, segundo um relatório de Lucas Zhong, analista de pesquisa da Canalys.
Outras marcas como Vivo, Oppo e Huawei ocuparam posições à frente da Apple, pois tornaram a “incorporação de tecnologias como IA generativa em produtos e serviços” uma prioridade, o analista de mercado de tecnologia Canalys, de acordo com o “Valor”.
A situação preocupa a Apple, que enfrenta dificuldades para recuperar suas vendas no país que é considerado um dos seus mercados mais importantes.