Marca mais valiosa do mundo

Apple (AAPL34) perde valor pela primeira vez em décadas

Apesar da queda, a Apple segue como a líder entre as empresas mais valiosas do mundo, seguida de concorrentes como Microsoft e Google

Foto: Divulgação
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A Apple (AAPL34) segue no topo da lista das 100 marcas mais valiosas do mundo pelo 12º ano consecutivo. O compilado feito pela consultoria global Interbrand indicou que o valor da empresa chega a US$ 488,9 bilhões, superando com folga as outras empresas do Top 5.

O setor de tecnologia é o que encabeça esse ranking, com a Microsoft (MSFT34) em 2º lugar (US$ 352,5 bilhões), a Amazon (AMZO34) em 3ª posição (US$ 298,1 bilhões), enquanto o Google (GOGL34) e a Samsung fecham o top 5 com US$ 291,3 bilhões e US$ 100,8 bilhões, respectivamente.

O valor total da Apple equivale praticamente à soma das marcas que ocupam entre a 50ª e a 100ª posição do ranking, segundo o “InfoMoney”.

Ainda que permaneça na liderança, a marca fabricante do iPhone sofreu uma redução de 3% de seu valor em relação ao levantamento da Interbrand do ano passado. Foi a primeira queda em duas décadas.

“Enquanto outros correram para a IA, a Apple tomou um caminho mais deliberado para garantir que seus lançamentos de IA correspondem aos seus valores. Este ato de liderança mais lento colocou a confiança a longo prazo à frente dos ganhos de receitas a curto prazo”, explicou Greg Silverman, diretor global de economia de marca da Interbrand.

“Prevemos que o valor da Apple aumentará nas classificações de 2025”, complementou.

Apple (AAPL34) aposta em iPhone 16 e novos avanços em IA

A  Apple (AAPL) planeja lanças novos modelos de iPhone e preparar o mercado para sua nova plataforma de IA (Inteligência Artificial) durante seu evento anual, que acontece na próxima segunda-feira (9).

O evento começa na sede da Apple em Cupertino, no estado da Califórnia, na segunda às 14h (no horário de Brasília).

Além do evento, as atenções sobre a Apple também se referem a uma possível decisão da Comissão Europeia sobre o pagamento potencial de US$ 14 bilhões em impostos pela empresa, decorrentes de um acordo de longa data com a Irlanda.

O anúncio de produto mais significativo será a linha do iPhone 16, mas além dele a fabricante também prepara novas atualizações para o Apple Watch e os AirPods, de acordo com a “Bloomberg”.

Outro destaque do evento será a Apple Intelligence – um novo conjunto de ferramentas de IA que inclui uma assistente digital Siri atualizada. Inclusive, a nova interface da Siri será referência pra o tema do evento, “It’s Glowtime”.

A Apple quer provar aos consumidores e a Wall Street que agora é uma das principais empresas em inteligência artificial generativa. Mas a tecnologia de IA da empresa ainda é um trabalho em andamento, por isso, ela corre riscos.

Houve diversos atrados na Apple Intelligence, e muitos recursos importantes não chegarão até o próximo ano. O foco da nova tecnologia, por enquanto, será o resumo de mensagens e notificações, em vez de se equiparar à interatividade dos sistemas rivais.

Mesmo assim, os produtos centrais da Apple, e que geram cerca de 60% de sua receita anual, devem uma nova vida com as atualizações.

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