Perdendo espaço

Apple: fatia na China reduz com crescimento da Huawei

As vendas de smartphones da Huawei aumentaram 41% em relação ao ano anterior no trimestre, impulsionadas pelo lançamento da série de aparelhos Pura 70, em abril

Apple
Apple / Foto: Divulgação

A participação de mercado da Apple na China caiu dois pontos percentuais no segundo trimestre, enquanto a empresa norte-americana enfrentou uma concorrência crescente de rivais como a Huawei, segundo dados da empresa de pesquisa de mercado Canalys.

As vendas de smartphones da Huawei aumentaram 41% em relação ao mesmo período do ano anterior, impulsionadas pelo lançamento da série de aparelhos Pura 70 em abril.

Os dados da Canalys, embora não especifiquem os números exatos de vendas da Apple, indicam que a participação de mercado da empresa na China diminuiu para 14% no segundo trimestre, em comparação com 16% no mesmo período de 2023.

Como consequência, a Apple desceu da terceira para a sexta posição no mercado chinês de smartphones.

De acordo com a Canalys, as vendas de smartphones na China aumentaram 10% no trimestre. A Vivo liderou o mercado com uma participação de 19%, seguida por Oppo com 16%, Honor com 15% e Huawei também com 15%.

“Os fabricantes nacionais demonstraram liderança de mercado, ocupando as cinco primeiras posições no mercado da China continental pela primeira vez na história”, disse Lucas Zhong, analista de pesquisa da Canalys.

“Por outro lado, a Apple enfrenta pressão de crescimento no mercado chinês e está se concentrando ativamente na otimização do gerenciamento de canais.”

A Huawei voltou ao mercado de smartphones premium em agosto passado, lançando um dispositivo com um chip de fabricação nacional. Este movimento desafiou as sanções dos EUA, que haviam restringido o acesso da empresa à cadeia global de fornecimento de chipsets.

Apple intesifica vendas

Para impulsionar as vendas, a Apple intensificou sua estratégia de descontos ao longo deste ano. Em maio, a empresa norte-americana lançou uma campanha agressiva, ampliando significativamente uma promoção anterior de fevereiro e oferecendo reduções de preço de até 2.300 yuans (US$ 318,84) em modelos selecionados de iPhones.

Os analistas preveem que a Huawei manterá seu sólido desempenho ao longo do ano. A empresa de pesquisa canadense TechInsights estimou no início do ano que as vendas totais de smartphones da Huawei na China superarão 50 milhões de unidades em 2024, com a série Pura 70 contribuindo com cerca de 10 milhões dessas unidades.

Isso pode levar a Huawei a se tornar a líder de mercado na China, com uma participação prevista de 19%, comparada aos 12% registrados em 2023, de acordo com a TechInsights.