Em 2024, o IBOV (Ibovespa) enfrentou desafios significativos, acumulando uma queda de 9% até 20 de dezembro, encerrando o ano em torno de 122 mil pontos, distante do recorde histórico de 137,3 mil pontos alcançado em agosto de acordo com o portal Estadão Investidor.
Apesar desse cenário adverso, algumas ações se destacaram com desempenhos expressivos.
A Embraer (EMBR3) liderou os ganhos, registrando uma valorização superior a 145% no ano. Alexandre Pletes, head de Renda Variável da Faz Capital, explica que o maior êxito da empresa foi conseguir fechar diferentes contratos. Só na parte de aviação comercial, a companhia espera entregar entre 70 e 73 aeronaves no ano.
E não foi apenas nesse segmento que a companhia obteve sucesso em 2024. “A Embraer foi nossa exposição favorita aqui. A gente entendia, desde o final de 2023, que 2024 seria um ano em que todas as vertentes de negócios da empresa funcionariam muito bem”, afirma Gustavo Cruz, estrategista-chefe da RB Investimentos.
A empresa se beneficiou de uma recuperação na demanda por aeronaves e de avanços em projetos inovadores, como o desenvolvimento de veículos elétricos de decolagem e pouso vertical, popularmente conhecidos como “carros voadores”.
Estreante na ibovespa
Outro destaque foi a Santos Brasil (STBP3), que apresentou um crescimento significativo em suas operações portuárias, impulsionado pelo aumento no volume de contêineres movimentados e pela expansão de suas atividades logísticas.
No setor de alimentos, empresas como BRF (BRFS3), Marfrig (MRFG3) e JBS (JBSS3) também registraram desempenhos positivos, refletindo a crescente demanda por proteínas e a expansão de mercados internacionais.
O movimento da BRF ajudou a Marfrig, que é sua controladora, a ter bons resultados. Marcos Duarte, analista da Nova Futura Investimentos, explica que outro fator positivo para a empresa foi o desempenho da National Beef (unidade da Marfrig nos Estados Unidos) – operação que tem se mostrado resiliente, ajudando a melhorar o fluxo de caixa e a reduzir a dívida da companhia.
Não dá para negar que os papéis de frigoríficos foram o grande destaque positivo da Bolsa brasileira em 2024. Três das cinco maiores valorizações acumuladas no ano pertencem ao setor: Marfrig (MRFG3), BRF (BRFS3) e JBS (JBSS3).
Esses resultados evidenciam que, mesmo em um ano desafiador para o mercado acionário brasileiro, empresas com fundamentos sólidos e estratégias de crescimento bem definidas conseguiram proporcionar retornos significativos aos investidores.