
O assessor de investimentos vem suprindo um “vácuo do mercado”, afirmou Francisco Amarante, superintendente da ABAI (Associação Brasileira dos Assessores de Investimentos), nesta quarta-feira (19). A declaração se refere ao crescimento da assessoria de investimentos como plataforma digital, capaz de atrair profissionais de diversas áreas e alcançar públicos e regiões que instituições financeiras tradicionais, “com mais de 100 anos de história, nunca se preocuparam em levar educação financeira”.
A ABAI promoveu, em parceria com o Itaú Asset, o evento “Café com a Itaú Asset”, realizado na tarde desta quarta-feira em São Paulo.
“O bom gestor faz uma administração pelo chão de fábrica”, disse Amarante. O superintendente acrescentou que a entidade tem levado conhecimento sobre o mercado financeiro a milhões de investidores brasileiros.
De acordo com ele, o foco da ABAI neste momento é “acabar com essa assimetria informacional” e garantir que “todos tenham acesso à mesma informação de qualidade que os parceiros estratégicos”.
A entidade tem se aliado a instituições financeiras e outras organizações para promover eventos em diversas regiões do país. As discussões giram em torno de temas relacionados à economia e ao mercado financeiro.
ABAI busca atualizar e capacitar assessores de investimentos
Amarante reforçou que os eventos visam capacitar e atualizar os assessores, permitindo que eles estejam sempre em constante aprendizado e aperfeiçoamento.
“Nós buscamos formar parcerias com outras empresas do ecossistema, que tenham interesse em conhecer e adentrar a atividade da assessoria de investimentos, seja para ofertar produtos, serviços ou complementar suas operações. Ao mesmo tempo, aproveitamos para realizar roadshows pelo Brasil com esses parceiros, aproximando-os dos assessores e possibilitando que apresentem suas soluções”, explicou.
Além disso, o superintendente acrescentou que a expectativa é que um novo evento ocorra em março deste ano. Desta vez em parceria com a BB Asset Management, também com foco no mercado financeiro.