Mercado

Ata do Copom, IBC-Br e PIB nos EUA: veja a agenda da semana

A agenda da semana promete ser um pouco turbulenta no Brasil e no exterior

agenda da semana promete ser um pouco turbulenta, com os investidores estando atentos ao noticiário local e internacional.

No cenário doméstico, com agenda mais esvaziada, o principal dado que será divulgado nesta semana será a ata do Copom (Comitê de Política Monetária), que deverá reforçar os pontos apresentados no comunicado que acompanhou a decisão desta semana. Há expectativa de que o documento, que será divulgado na terça-feira (19), também traga mais indicações sobre os próximos passos do BC.

Além disso, os semanais IPC-S da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e o relatório Focus serão apresentados na segunda-feira (18), juntamente com os dados da sondagem industrial realizada pela Confederação Nacional das Indústrias (CNI).

Na quarta-feira (20), a FGV apresentará os dados de indicador de comércio exterior de novembro, enquanto o Banco Central trará o índice IBC-Br de atividade econômica de outubro e os números semanais de fluxo cambial.

Já na sexta-feira (22), será conhecida a sondagem do consumidor, elaborada pela FGV, enquanto o BC divulgará IDP e transações correntes de novembro.

PIB nos EUA é o grande destaque no exterior

No exterior, os investidores esperam pela divulgação do PIB do terceiro trimestre, em sua terceira revisão, na quinta-feira (21). A expectativa do mercado é de crescimento de 5,2% na comparação trimestral.

Antes disso, o Fed (Federal Reserve, o BC dos EUA) apresentará na segunda-feira (18) a sondagem de negócios de dezembro e o índice de confiança do consumidor. Na quarta-feira (20), serão divulgados os dados de transações correntes do terceiro trimestre e confiança do consumidor de dezembro pelo Conference Board.

Além do PIB, na quinta-feira são apresentados os dados semanais de pedidos de auxílio desemprego, bem como o índice de atividade do Fed Filadélfia.

Ainda no exterior, serão divulgados o clima de negócios de dezembro na Alemanha e a decisão de política monetária do Banco Central do Japão na segunda-feira (18). A zona do Euro apresentará seu índice de preço ao consumidor de novembro na terça-feira (19), e, no dia seguinte, divulgará seus dados de confiança do consumidor de dezembro.