Mercado

Ata do Fomc, emprego nos EUA e indicadores: veja a agenda da semana

A agenda da semana promete ser turbulenta no Brasil e no exterior

agenda da semana promete ser turbulenta, com os investidores estando atentos ao noticiário local e internacional.

Na terça-feira (2), além do tradicional Boletim Focus, que sairá às 8h30 (de Brasília), saem os dados da balança comercial de dezembro e do acumulado de 2023, às 15h (de Brasília).

Na quarta-feira (3), o Banco Central divulga os números sobre as transações correntes de novembro e de investimento estrangeiro.

Já na quinta-feira (4), há a publicação pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) da inflação ao produtor (IPP, na sigla em inglês) de novembro.

Payroll e ata do Fomc são destaques no exterior

No exterior, os investidores esperam pela divulgação de diversos indicadores de atividade econômica nos EUA. Na quarta-feira, será divulgado o PMI industrial de dezembro e a oferta de empregos JOLTs do último mês de 2023.

O destaque do dia, porém, fica para publicação da ata da última reunião do Fomc, quando os membros do Fed (Federal Reserve, o BC dos EUA) decidiram manter a taxa de juros inalterada, dando pistas, adicionalmente, sobre possíveis cortes no futuro.

Na quinta-feira, saem os novos pedidos de seguro-desemprego nos EUA e a pesquisa ADP de empregos privados. Vale lembrar que o Fed monitora de perto os dados do mercado de trabalho norte-americano, pois eles indicam como está a economia do país.

Por fim, na sexta-feira (5), sairá o indicador mais aguardo pelo mercado, que é o Payroll de dezembro – o mais importante dado dos EUA sobre o mercado de trabalho.

Na China, está prevista a publicação do PMI Industrial Caixin de dezembro, que pode fazer preço no Ibovespa na terça-feira, em ações ligadas às commodities metálicas, quando o mercado local reabrir.

Para finalizar a agenda da semana, na Europa, na terça-feira, uma nova rodada de PMIs promete movimentar os mercados, com dados na União Europeia, em seus principais países, como Alemanha e França.