Inauguração

Atacadão, do Carrefour Brasil, chega em Paris com loja de 10 mil m² 

Localizada em Aulnay-sous-Bois, nos arredores de Paris, a unidade conta com 10 mil m² de área de vendas e oferece 13 mil itens

Atacadão
Atacadão / Divulgação

O Carrefour Brasil (CRFB3) anunciou nesta quinta-feira (20) a inauguração da primeira loja própria do Atacadão na Europa, marcando mais um passo na expansão da rede atacadista, que é a principal geradora de resultados do grupo.

Localizada em Aulnay-sous-Bois, nos arredores de Paris, a unidade conta com 10 mil m² de área de vendas e oferece 13 mil itens.

“A chegada do Atacadão à Europa é um marco importante para o Grupo Carrefour Brasil”, afirmou o presidente-executivo do Grupo Carrefour Brasil, Stephane Maquaire.

O presidente-executivo ressaltou, em comunicado à imprensa, que os franceses agora têm acesso a um formato de loja que oferece uma opção de compra de qualidade com preços competitivos, tanto para abastecer suas casas quanto para seus negócios.

Segundo o Carrefour Brasil, o Atacadão já opera no Marrocos com 15 lojas através de um modelo de franquia, em parceria com o Grupo LabelVie, que também colabora nesta primeira loja do Atacadão na Europa.

Atualmente, o Atacadão possui mais de 370 unidades de autosserviço no Brasil, além de 36 centros de distribuição e atacados de entrega.

No primeiro trimestre de 2024 (1T24), o Atacadão representou 69% das vendas do Carrefour Brasil, totalizando R$ 19,3 bilhões. O Ebitda ajustado da unidade alcançou R$ 1,1 bilhão, enquanto o resultado consolidado do grupo foi de R$ 1,4 bilhão.

Carrefour (CRFB3) destaca desempenho do Atacadão 

O lucro bruto do Atacadão, do Carrefour (CRFB3), também teve um avanço significativo, atingindo R$ 2,7 bilhões, representando um aumento de 9,9% no ano. A margem bruta também se expandiu em 0,6 ponto percentual, atingindo 16%.

Apesar do aumento de 2,1% nas despesas com vendas, gerais e administrativas (SG&A), o Ebitda (Lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização, na sigla em inglês) do Atacadão subiu 23,3%, alcançando R$ 1,1 bilhão.

O Sam’s Club também teve um aumento expressivo de 52,4% em seu Ebitda, atingindo R$ 79 milhões, resultado de esforços para atrair novos clientes. No entanto, a bandeira Carrefour registrou uma queda de 5,1% em seu Ebitda, atingindo R$ 136 milhões, devido à conversão de unidades.

Outro ponto de destaque no primeiro trimestre foi o Banco Carrefour, que apresentou um lucro líquido de R$ 112 milhões, em comparação com R$ 3 milhões no mesmo período do ano anterior. 

Esse aumento foi acompanhado pelo crescimento do faturamento e da carteira de crédito, resultando em uma redução na inadimplência desde o segundo trimestre de 2022, quando a empresa implementou uma política de crédito mais rigorosa.